SERVIDORES DA POLÍCIA CIVIL INICIAM HOMENAGENS À VIRGEM DE NAZARÉ

A primeira de uma série de homenagens prestadas pelos servidores da Polícia Civil do Pará à padroeira dos paraenses foi realizada nesta quinta-feira, 19, no auditório central da Delegacia-Geral, em Belém. Uma missa marcou a abertura da programação alusiva ao Círio da instituição policial em honra à Nossa Senhora de Nazaré. A partir da próxima segunda-feira, 23, a comissão de servidores responsáveis pelo evento iniciará a peregrinação da imagem da santa por todas as Seccionais Urbanas de Polícia e setores vinculados ao Sistema de Segurança Pública, na região metropolitana.
IMAGEM SERÁ LEVADA A UNIDADES DA POLÍCIA CIVIL
A primeira unidade policial a receber a novena será a Seccional Urbana de Mosqueiro. Celebrada pelo padre Giovanni Incampo, da Basílica-Santuário de Nazaré, a missa contou com as presenças de servidores que, ao longo de uma hora de duração da celebração, entoaram cânticos, oraram, comungaram e pediram bênçãos à Nossa Senhora.
PADROEIRA ABENÇOOU SERVIDORES
Curiosamente, foi o padre Giovanni o criador da peregrinação da imagem, em 1972, de casa em casa, como forma de melhor preparação espiritual dos paraenses ao Círio. Ele também foi responsável pela implantação do Encontro de Casais com Cristo no Pará, em Belém.

PADRE GIOVANNI INCAMPO PRESIDE CELEBRAÇÃO

EM 2010, SERÃO 12 ANOS DE CÍRIO DA POLÍCIA CIVIL

A peregrinação da imagem será realizada durante 30 dias. Em cada unidade por onde a imagem passar, os servidores preparam o ambiente com decorações, para celebrar a presença da santa. Eles, assim como, os cidadãos que estiveram na Seccional, poderão fazer pedidos e participar das celebrações. No último domingo de setembro, dia 26, será realizada a procissão do Círio da Polícia Civil, que, neste ano, completa doze anos de história.

SERVIDORES PARTICIPAM DE EVENTO

Grande parte desse período, o evento teve na coordenação a investigadora Sônia Necy, como presidente da comissão organizadora da programação. Para ela, a peregrinação da padroeira dos paraenses nas unidades policiais é uma forma de levar a todos os servidores da instituição as bênçãos da padroeira. Desde 2006, o Círio da Polícia Civil faz parte do calendário oficial de eventos em homenagem à Virgem de Nazaré da Arquidiocese de Belém.

INTEGRANTES DA COMISSÃO DO CÍRIO DA POLÍCIA CIVIL

A romaria surgiu, no final da década de 1990, como forma de dar aos servidores e aos familiares a oportunidade de prestar homenagens à Nossa Senhora de Nazaré, pois, no segundo domingo de outubro, a maioria dos policiais estará em atividade nas delegacias e na operação de segurança do Círio de Nazaré. A cada ano, o evento reúne um número maior de participantes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8 DE MARÇO: O DIA EM QUE A EURODANCE PERDEU UM DE SEUS GRANDES ARTISTAS

PROCURADO POR USO DE NOTAS FALSAS

HISTÓRIA MUSICAL - 3 DE FEVEREIRO E "O DIA EM QUE A MÚSICA MORREU"