A operação “Arapuca”, sob coordenação da Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), da Polícia Civil, resultou na destruição de mais de 20 mil pés de maconha em cinco plantações localizadas em municípios do nordeste paraense. Ao todo, sete pessoas foram presas. Na região, 14 armas de fogo, além de um veículo tipo Fiat Siena roubado e mais 13 quilos de maconha beneficiada e sementes da erva, foram apreendidos. A ação policial, que teve duração de 15 dias, foi concluída nesta quarta-feira (15).

PLANTAÇÃO DE MACONHA DESTRUÍDA
Os presos responderão por tráfico e associação para fins de tráfico de drogas, porte e posse ilegais de arma de fogo e receptação de veículo roubado. A operação teve coordenação dos delegados João Bosco Rodrigues e Hennison Jacob, da DRCO, sob supervisão da Diretoria de Polícia Especializada (DPE), cujo titular é o delegado Neyvaldo Silva, por determinação do delegado-geral Raimundo Benassuly. A operação teve o objetivo de erradicar plantações de maconha e fazer desarmamento nas regiões conhecidas por Piriá e Triângulo do Capim.

MACONHA BENEFICIADA E SEMENTES
No total, os policiais percorreram com apoio de viaturas as zonas rurais dos municípios de Cachoeira do Piriá, Viseu, Garrafão do Norte, Nova Esperança do Piriá, Concórdia do Pará, Tomé-Açu, Mãe do Rio e São Domingos do Capim. Parte da operação teve de ser realizada a pé devido ao difícil acesso aos roçados onde estavam as plantações da erva.

POLICIAIS EM OPERAÇÃO
As primeiras incursões foram realizadas nos municípios de Cachoeira do Piriá, Viseu, Garrafão do Norte e Nova Esperança do Piriá, que integram a região do Piriá. A operação conta com o efetivo de 32 policiais civis da DRCO, Grupo de Pronto-Emprego e da Superintendência Regional da Zona Bragantina, sob comando do delegado Rilmar Firmino.
PRESOS NA OPERAÇÃO
A operação contou ainda com apoio da equipe de peritos do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, que realizou perícia de constatação de drogas no local, e do INCRA, que auxiliou nos custos da operação. Os policiais aprenderam uma pistola calibre 380; um revólver calibre 23 e três espingardas, além de munições de diversos calibres.
VEÍCULO ROUBADO RECUPERADO
Também foram encontradas nove armas de fabricação caseira. Os policiais efetuaram a recuperação do veículo roubado em Capanema, município da mesma região, no ano passado. O carro foi encontrado na localidade de vila do Alegre, zona rural de Cachoeira do Piriá. Um dos autores do roubo faz parte da quadrilha que assaltou um banco em Garrafão do Norte. O veículo pode ter sido usado no crime.
ARMAS APREENDIDAS
Os presos são Pedro Damasceno Ribeiro e José Mário Martins, que foram autuados por tráfico de drogas; Antônio Vieira Costa, que responde por porte de arma ilegal, assim como Maikson Alves da Silva. Este também foi autuado por tráfico de drogas, conforme o artigo 33, da lei nº 11.343/06. Os outros presos são Antônio Cardoso Leal, que vai responder pela receptação do carro roubado, e Josivaldo Marques Soares, de apelido “Capanema”, que foi autuado por posse e porte ilegais de armas de fogo. Também foi apreendido um adolescente de 17 anos. Os acusados ficaram recolhidos na região.
Comentários