OPERAÇÃO CONJUNTA GARANTE SEGURANÇA EM SHOW PIROTÉCNICO

Uma grande operação foi montada para garantir a segurança das pessoas que forem à Praça Santuário ver o show pirotécnico de encerramento da programação do Círio de Nazaré, em Belém, na noite do próximo domingo (24). A expectativa dos organizadores é que o espetáculo atraia cerca de 20 mil pessoas para assistir à queima de 1,5 tonelada de fogos, que iluminarão o céu em mais uma homenagem à padroeira dos paraenses. Governo e instituições não governamentais vão mobilizar mais de mil profissionais, tanto para combater atos infracionais, entre os quais furtos e roubos, como para oferecer atendimento médico. A Polícia Civil, por exemplo, atuará com reforço no plantão da Seccional Urbana de São Braz, para registrar as ocorrências e receber pessoas detidas.

FOGOS NA NOITE
SHOW PIROTÉCNICO
A unidade, que no plantão normal conta com três investigadores, um escrivão e um delegado, funcionará com o dobro de policiais civis. Na área do parque de diversões está instalada uma delegacia fixa, com delegado, escrivão, três investigadores e um técnico de informática, e capacidade para registrar boletim de ocorrência e lavrar flagrante, caso seja necessário. O efetivo da Polícia Civil foi reforçado desde a Trasladação, e continua por todo o período da festividade.

Segundo informações da Polícia Civil, no ano passado não houve registro de crimes graves, como assaltos, homicídios e baleamentos no show pirotécnico. Apesar de a Polícia Militar ter apresentado vários suspeitos na Seccional Urbana de São Braz para averiguação, não houve prisões, apenas comunicação de perda de documentos e telefones celulares.

Desde o início da programação do Círio deste ano, 130 policiais civis estão trabalhando para oferecer segurança à população. Entre a tarde de domingo (24) até a madrugada de segunda-feira (25), a PM atuará na Praça Santuário, nos arredores e em pontos considerados críticos. Para isso, contará com mais de 500 policiais, entre oficiais e praças de diversos batalhões de policiamento da Região Metropolitana de Belém (RMB). Além do efetivo, a PM contará com o apoio do canil e da cavalaria. A concentração da tropa será no pátio interno do Instituto de Artes do Pará (IAP). Os infratores serão conduzidos à Seccional de São Braz.

O Corpo de Bombeiros Militar mobilizará mais de 100 homens e contará com uma ambulância. Responsáveis pela vistoria dos fogos e verificação da documentação da empresa responsável pelo show, especialistas do Corpo de Bombeiros já verificaram o espaço onde os fogos serão colocados. "Aguardamos agora apenas pela montagem dos fogos, para que seja liberado o evento. Até o momento não há nenhum registro de impedimento para o espetáculo pirotécnico no encerramento do Círio", informou o assessor da Diretoria de Ações e Serviços Técnicos do Corpo de Bombeiros, Daniel Rosa. O coordenador geral da Diretoria do Círio, Cézar Neves, disse que todas as medidas de segurança para o show pirotécnico foram tomadas. Além dos órgãos militares, o evento conta com o apoio da fiscalização do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea-PA) e Centro de Perícias Científicas Renato Chaves.

Cláudio Santos/ Ag. Pa
PRAÇA SANTUÁRIO DE NAZARÉ
SAÚDE Um total de 150 voluntários da Cruz Vermelha vão trabalhar no último domingo da festividade. O órgão terá como apoio um posto fixo, montado dentro da Praça Santuário. A coordenadora geral da Cruz Vermelha, Marilene Malheiros, informou que um médico, um enfermeiro e uma ambulância estarão no local para atender casos de emergência. A Cruz Vermelha atuará em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), tendo como referência o Hospital Metropolitano e unidades de urgência e emergência da capital.

Marilene orientou a população para "que na hora dos fogos afaste-se ao máximo possível da queima dos explosivos. Nos últimos anos não temos registrados acidentes, mas isso não quer dizer que não haja risco". A Sesma montará um posto de atendimento às proximidades da Avenida Generalíssimo Deodoro. Duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu - 192) estarão à disposição com médico, técnico de enfermagem e auxiliar de enfermagem. As unidades de urgência e emergência funcionarão normalmente em regime de plantão, e ainda haverá uma equipe formada por cinco pessoas para apoiar os profissionais de saúde que estiverem nas unidades.

TEXTO Edna Nunes (Secretaria de Comunicação do Governo do Estado)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8 DE MARÇO: O DIA EM QUE A EURODANCE PERDEU UM DE SEUS GRANDES ARTISTAS

PROCURADO POR USO DE NOTAS FALSAS

HISTÓRIA MUSICAL - 3 DE FEVEREIRO E "O DIA EM QUE A MÚSICA MORREU"