POLÍCIA CIVIL DISPÕE DE SERVIÇO DE BUSCA DE ADOLESCENTES DESAPARECIDOS

A DATA (Divisão de Atendimento ao Adolescente) é uma das unidades da Polícia Civil do Pará especializada em investigar crimes, quer contra quer cometidos por crianças ou adolescentes, no Estado. A unidade trabalha em parceria com outros órgãos do Sistema de Segurança Pública, Justiça, Ministério Público, Conselhos Tutelares, Santa Casa, Secretarias de Governo, entre outros. Conta ainda, no Pará, com outros parceiros, como uma rede de farmácias, que tem divulgado, nas notas fiscais de compras, fotos de desaparecidos. Um dos serviços disponibilizados pela unidade é o Serviço de Identificação e Localização de Crianças e Adolescentes Desaparecidos (Silcade).

Atualmente, está sediada no CIAA (Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente), na Rua dos Caripunas, n° 1.200, entre Ruas Roberto Camelier e Tupinambás, bairro do Jurunas, Belém. Os telefones são (91) 3271-2096 / 3271-4399. Funcionamento 24 horas. O E-mail é data@policiacivil.pa.gov.br.  

PRÉDIO ONDE ESTÁ SEDIADA A DATA EM BELÉM
A DATA é composta pelas seguintes unidades.

- DPCA (Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente) que tem por meta investigar casos que envolvem crimes praticados contra crianças ou adolescentes. A unidade apura delitos diversos, como violência sexual, maus tratos, entre outros, e também requisita prisão preventiva do autor do crime e faz apresentação do preso à Justiça. Dentro dessa unidade fazem parte o Silcade e a DCA (Delegacia da Criança e do Adolescente), do programa Propaz, da Santa Casa de Misericórdia do Pará.

O Silcade registrou, em 2009, 414 desaparecimentos de adolescentes no Estado (92 masculinos e 322 femininos). Do total, 319 foram localizados (68 masculinos e 251 femininos). Permanecem desaparecidos 95 adolescentes (23 masculinos e 72 femininos).

- DAI (Delegacia do Adolescente Infrator) que tem por meta apurar delitos que envolvem adolescentes. Investiga, entre outros casos, crimes de homicídios, assalto, bando de rua, bem como, faz condução coercitiva, mediante mandado judicial; apresentação e à Promotoria Pública.

A DATA conta com a parceria do Ministério da Justiça, através do site http://www.desaparecidos.mj.gov.br/, que tem divulgado fotos de adolescentes desaparecidos em todos Estados do Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8 DE MARÇO: O DIA EM QUE A EURODANCE PERDEU UM DE SEUS GRANDES ARTISTAS

PROCURADO POR USO DE NOTAS FALSAS

HISTÓRIA MUSICAL - 3 DE FEVEREIRO E "O DIA EM QUE A MÚSICA MORREU"