SOLENIDADE MARCA FORMATURA DE NOVOS SERVIDORES DA POLÍCIA CIVIL
Mais 265 profissionais estão aptos a ingressar nos quadros da Polícia Civil do Pará. A solenidade de formatura dos candidatos aprovados no curso de Formação Técnico-Profissional, que corresponde à segunda etapa do concurso público para cargos de delegado, escrivão e investigador, foi realizada nesta quinta-feira, 30, no templo central da congregação Assembleia de Deus, em Belém. O curso realizado pela Academia da Polícia Civil (Acadepol) formou 58 delegados, 116 investigadores e 91 escrivães, que serão nomeados pelo Governo do Estado com data prevista para o próximo dia 18 de outubro.
PARA VER IMAGENS DO EVENTO CLIQUE NOS LINKS ABAIXO
Compuseram a mesa diretora do evento, o secretário de Estado de Segurança Pública, Geraldo Araújo; o delegado-geral da Polícia Civil, Raimundo Benassuly; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Augusto Leitão; a secretária executiva do Conselho Nacional de Segurança Pública, Regina Miki; a corregedora-geral da Polícia Civil, delegada Leomar Maués; o diretor do IESP (Instituto de Ensino de Segurança do Pará), coronel Marco Aurélio Lopes; a diretora da Academia da Polícia Civil, delegada Márcia Contente; o diretor geral do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, Raimundo Humberto Sena, e o pastor Eurípedes Moraes, da Assembleia de Deus. A cerimônia foi presidida pelo cerimonialista Rui Bastos com apoio da capelã Fátima Andrade. Após a apresentação do hino nacional brasileiro sob interpretação do tenor lírico Márcio André Carvalho com acompanhamento do pianista Humberto Azulay, foi feita a leitura de portarias, editadas pela Acadepol e publicadas em Diário Oficial do Estado, referentes ao andamento do concurso público C-149 para provimento de vagas para cargos de delegado, escrivão e investigador.
A solenidade contou, logo em seguida, com o juramento dos formandos, em que todos ouviram e repetiram, com a mão direita estendida e de pé, o seguinte texto: "Juro, pela minha honra, trilhar todos os passos de minha trajetória profissional com dignidade, honrando a instituição Polícia Civil. Exercerei com desassombro e probidade, a defesa social do Direito, da ordem e da lei, dando a minha vida se preciso for, no cumprimento do meu dever. Assim prometo". Após a aceitação do juramento, pelo secretário de Segurança Pública, representando o Governo do Estado, o concluinte Fábio Jardim Rodrigues, aprovado no cargo de investigador, foi à tribuna para prestar homenagem a todos os que contribuíram de forma direta e indireta para a conclusão do curso, em nome dos formandos.
A cerimônia prosseguiu com a entrega de plaquetas de homenagens a autoridades do Estado e aos primeiros colocados no Curso. Os homenageados foram o secretário de Estado de Segurança Pública, Geraldo Araújo; o delegado-geral Raimundo Benassuly; a diretora da Acadepol, delegada Márcia Contente; o diretor do IESP, coronel Marco Aurélio Lopes; o cabo PM João Marques Moraes, escolhido o melhor coordenador de turma da Acadepol; o investigador Raimundo Rodrigues de Almeida, escolhido o melhor professor da Acadepol; Cláudio Fonseca e Gomes, primeiro lugar para cargo de delegado; Mirley Ranieri Libdy, primeira colocada no cargo de escrivão, e José Cristian Farias de Lima, primeiro colocado no cargo de investigador.
Escolhido pelos formandos o orador oficial do evento, Jivago Freitas Ferreira, concluinte do curso para delegado, lembrou, em discurso, a trajetório seguida pelos candidatos, desde o início do concurso, em 28 de julho de 2009, com a publicação do edital do concurso público, até a convocação para o Curso de Formação na Acadepol. Lembrou que, na época, a concorrência do concurso superava marcas de vestibular e ressaltou o desgaste psicológico durante a disputa por uma vaga. A programação seguiu com a apresentação do coral da Assembleia de Deus.
PARA VER OUTRAS IMAGENS CLIQUE ABAIXO
Em discurso, a delegada Márcia Contente lembrou a trajetório do concurso iniciado em 28 de setembro de 2009 e com término em 24 de setembro deste ano. Ela citou a importância das famílias dos formandos. "A luta desses policiais não foi individual, pois, se tiveram forças para lutar é porque foram calçados pela base familiar", salientou. Ela ressaltou a qualidade da formação dos novos servidores. "Os novos policiais civis estão formados e muito bem formados. Eles estão preparados para assumir as suas funções, pois participaram de uma Academia diferenciada, pautada na democracia, no companheirismo, na solidariedade e na fé infinita em Deus, portanto, foi uma Academia feita com muito amor. Sei que os anos passarão e essa Academia será lembrada pelo respeito e dedicação de todos os servidores. Ela veio para provar que quando o trabalho é realizado com força de vontade e amor à instituição, tudo pode, tudo é viável", destacou, ao agradecer ao corpo de professores da Academia e coordenadores pelo empenho durante a formação dos alunos.
Já Geraldo Araújo salientou, ao discursar no evento, a tarefa árdua de ser profissional da Segurança Pública. "É sacrificante ser policial, agora nada melhor do que ser reconhecido naquilo que se faz em benefício, especialmente, de nosso país", afirmou, ao confirmar, logo em seguida, a data da nomeação dos novos servidores. A solenidade foi concluída com a apresentação dos hinos da Polícia Civil e do Estado do Pará.
Já Geraldo Araújo salientou, ao discursar no evento, a tarefa árdua de ser profissional da Segurança Pública. "É sacrificante ser policial, agora nada melhor do que ser reconhecido naquilo que se faz em benefício, especialmente, de nosso país", afirmou, ao confirmar, logo em seguida, a data da nomeação dos novos servidores. A solenidade foi concluída com a apresentação dos hinos da Polícia Civil e do Estado do Pará.
Comentários