A Academia da Polícia Civil (Acadepol) já está sob nova direção. A posse do delegado Adonai Matias Mota aconteceu nesta terça-feira, 4, em solenidade no auditório do Instituto de Ensino de Segurança do Pará (IESP), em Marituba, na Grande Belém. Ele assumiu o cargo em substituição à delegada Márcia Contente Barbosa. A transmissão de cargo teve as presenças do delegado-geral da Polícia Civil, Nilton Atayde; do delegado-geral adjunto, Rilmar Firmino; da corregedora-geral, delegada Nilma Lima; dos diretores de Polícia Especializada, delegado João Bosco Rodrigues; de Polícia Metropolitana, delegada Ione Coelho, e de Polícia do Interior, delegado Sílvio Maués. Também estiveram presentes a coordenadora de campi do IESP, Maria Arlete de Castro; o coordenador de ensino superior do IESP, tenente-coronel Carlos Emílio Ferreira; a professor Maria de Nazaré Barros, que representou o comandante da Academia de Bombeiros Militares, além de convidados, entre eles, policiais civis de unidades da Região Metropolitana de Belém.
 |
DELEGADO ADONAI MOTA |
 |
CERIMÔNIA DE POSSE DO NOVO DIRETOR |
O evento teve como mestre de cerimônia o delegado Carlos Sampaio, professor da Acadepol. Com 18 anos de carreira policial, o delegado Adonai Mota já esteve à frente de cargos importantes na instituição policial, como diretor de Polícia Metropolitana; assistente da Corregedoria-Geral da Polícia Civil; Chefe-de-Gabinete da Delegacia-Geral; e diretor de Seccionais Urbanas e Delegacias. Atualmente, estava à frente da presidência do Sindicato dos Delegados da Polícia Civil do Pará (Sindelp). Para a delegada Márcia Contente, que deixa a direção da Academia, a responsabilidade de atuar à frente da instituição é grande. “O cargo tem de ser desenvolvido com amor”, declarou ela, ao salientar o trabalho desenvolvido em sua gestão, nos últimos meses do ano passado, quando foi responsável em formar cerca de 300 novos policiais civis, em pouco mais de dois meses.
 |
CONVIDADOS NO EVENTO |
 |
DELEGADO-GERAL NILTON ATAYDE |
Em discurso, o delegado Adonai Mota salientou que assumir a direção da Academia da Polícia Civil, unidade responsável pela formação, capacitação e aperfeiçoamento dos policiais civis, é uma tarefa desafiadora. “Pretendemos investir em nosso quadro funcional para preparar bem nossos policiais para oferecer um serviço cada vez melhor à sociedade”, ressaltou. Outro compromisso adotado pelo delegado à frente da Academia é a melhoria da qualidade dos procedimentos policiais, entre eles, o inquérito policial. Ao falar sobre o delegado Adonai Mota, o delegado-geral, Nilton Atayde, enfatizou a conduta profissional do novo diretor da Academia. Citou, ainda, a importância fundamental da Acadepol na formação dos novos policiais civis. Para ele, a unidade deve atuar sempre na busca do dinamismo para o pleno funcionamento da Polícia Civil.
Comentários