
A Superintendência Regional da Polícia Civil do Baixo e Médio Amazonas, sediada em Santarém, fiscalizou estabelecimentos comerciais e efetuou cinco prisões em flagrante, durante a operação “Semana Santa”, em Santarém e Oriximiná, oeste do Pará. Os resultados da ação policial foram divulgados nesta quarta-feira, 27. Policiais civis e militares realizaram patrulhões noturnos nos municípios. Em Santarém, os policiais foram aos bairros mais afastados e registram maior incidência de crimes aos finais de semana e em feriados prolongados. “As ações objetivaram a garantia dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes, a manutenção da liberdade das pessoas que frequentam os estabelecimentos e também ações de combate ao tráfico de drogas que eventualmente ocorrem no entorno destes estabelecimentos e eventos esporádicos”, explicou o delegado Gilberto Aguiar, superintendente regional do Baixo e Médio Amazonas.
 |
OPERAÇÃO POLICIAL |
Ao todo, em Santarém, 12 donos de estabelecimentos foram intimados a comparecer à sede da Polícia Civil por estarem operando de forma irregular. Uma casa de shows clandestina sem o mínimo de segurança aos clientes foi fechada. Outro estabelecimento teve as atividades paralisadas por denúncias formalizadas junto ao Ministério Público do Trabalho. Em outro local, havia a presença de pessoas comercializando entorpecentes. Elas, ao perceberem a presença dos policiais, tentaram fugir do local e esconder as drogas, mas acabaram autuadas em flagrante pelo crime. Em Oriximiná, uma pessoa foi presa em flagrante por tráfico de drogas.
 |
ABORDAGEM EM BAR |
Na tarde de sábado passado, policiais militares apresentaram duas pessoas acusadas de estarem traficando maconha em uma casa, em Santarém. Os acusados são Paulo Ricardo Nogueira Oliveira, conhecido por "Paulinho da Rai", e um adolescente de 17 anos. Os dois portavam três petecas de cocaína, um pacote com cinco petecas da droga e um pacote com maconha. Os dois foram enquadrados por tráfico de drogas pelo delegado Jamil Casseb. Também foi preso por tráfico de drogas Edelcimar Campos de Assunção, 20 anos. Na casa dele, em Santarém, 31 papelotes de cocaína foram apreendidos.
 |
IRAN BATISTA |
 |
DANIEL FIGUEIRA |
 |
MAURICLEY SOUSA |
 |
EDELCIMAR ASSUNÇÃO |
Durante vistoria no imóvel, os agentes apreenderam ainda quantias em dinheiro e diversos objetos usados na confecção da droga, como uma balança digital, carretel de linha e sacos plásticos, além de documentos em nome de diversas pessoas e uma moto. Em outra abordagem, Iran Moraes Batista, 32 anos, e Mauricley de Oliveira Sousa, 36, foram presos após assaltar uma adolescente e roubar o telefone celular da vítima, no bairro de Aparecida. Outro preso, Daniel Cardoso Figueira, de apelido "Nego", 26, foi flagrado em um bar, no bairro Santo André, com petecas de pasta de cocaína e melas da droga. Na Seccional, os policiais descobriram que ele é ex-presidiário condenado a nove anos por trafico de drogas. Atualmente, estava em prisão domiciliar.
Em Santarém, além das ações relacionadas ao patrulhão, foram efetuados, no total, 15 procedimentos - oito TCOs (Termos Circunstanciados de Ocorrência), um BOC (Boletim Circunstanciado de Ocorrência) e seis flagrantes. Outras ocorrências foram registradas e são investigadas por parte das equipes da Superintendência. As ações são realizadas dentro das determinações da Delegacia-Geral da Polícia Civil, por meio da Diretoria de Polícia do Interior, e da Secretaria de Estado de Segurança Pública.
Comentários