SETOR PSICOSSOCIAL DA DATA FAZ VISITAS DOMICILIARES PARA APURAR DENÚNCIAS
O setor psicossocial da Divisão de Atendimento ao Adolescente (DATA), da Polícia Civil, realiza, às terças e quintas-feiras, visitas domiciliares para apurar denúncias de violências domésticas contra crianças e adolescentes. Em média, 10 atendimentos são realizados, em cada dia, por assistentes sociais da Divisão. O serviço atende às demandas de ocorrências de crimes contra crianças e adolescentes no âmbito doméstico, como, por exemplo, maus-tratos. Durante as visitas, as profissionais vão até a casa, onde conversam com a família e verificam a situação das filhos para saber se há fundamento na denúncia. As assistentes sociais são acompanhadas por investigadores que dão suporte ao atendimento no local. Em caso de confirmação da denúncia, os policiais civis tomam providências para encaminhar as pessoas à DATA para lavratura do procedimento policial pertinente ao caso.
As denúncias podem ser feitas, por meio de telefone, para o Disque 100 ou ao 181 (Disque-Denúncia), que repassam as informações à DATA para apuração. Agora, com a criação do site da DATA, no endereço http://data.policiacivil.pa.gov.br/, as denúncias podem ser feitas também pela internet. A Divisão também dispõe de atendimentos sociais feitos na própria sede da DATA, situada no prédio do Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente, na rua dos Caripunas, bairro do Jurunas, em Belém. Tudo de forma gratuita. A diretora da DATA, delegada Christiane Lobato, explica que o setor psicossocial é formado pelos setores de Serviço Social e de Psicologia. De modo geral, o objetivo de ambos é prestar atendimentos para proteção de crianças e adolescentes vítimas de algum tipo de violência. Tanto as vítimas quanto os familiares podem ser atendidos no setor psicossocial.
PRÉDIO-SEDE DA DATA |
Conflitos familiares, na escola e entre vizinhos, bem como fugas do lar, maus-tratos, entre outros, são demandas atendidas no setor. Já o setor de Psicologia faz a avaliação da condição psicoemocional de crianças e adolescentes que sofreram ou vivenciaram alguma forma de violência. O setor de Serviço Social atende na sede da DATA, pela manhã, de 7h às 12 horas, e de tarde, de 14h às 18 horas, de segunda à sexta-feira. Já o setor de Psicologia atende somente pela manhã no horário de 7h às 12 horas, de segunda a sexta-feira. A equipe de trabalho é formada pelas assistentes sociais Eliane Azancot e Nilsa Pimenta, e pela psicóloga Andréa Costa.
Comentários