CENTRO INTEGRADO DE OPERAÇÕES VAI AMPLIAR ATENDIMENTO

Alessandra Serrão/Ag. Pará
CENTRAL DE OPERAÇÕES DO CIOP
Já reduziu em quase 50% o tempo de espera no 190, o serviço de atendimento 24h do Centro Integrado de Operações (Ciop), da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Segup). Desde janeiro deste ano o órgão está ampliando a sua capacidade de atendimento, que passou de 10 para 20 atendentes. O monitoramento de vias públicas também está em expansão e, a partir de agosto, integrará mais 78 equipamentos espalhados em pontos estratégicos de Belém e Região Metropolitana. Segundo o diretor do Ciop, coronel Evandro Cunha, a ampliação do número de atendentes reduziu para zero o tempo de espera para o atendimento no centro. “Hoje atendemos com mais eficiência as demandas, que rapidamente são repassadas ao órgão de segurança responsável”, explica Cunha.
Alessandra Serrão/Ag. Pará
DIRETOR DO CIOP
Ele ressalta que os novos equipamentos de monitoramento, em agosto, aumentarão a abrangência dos serviços. O Ciop coordena ações integradas de todos os órgãos de segurança pública do Estado, sendo responsável por desenvolvê-las. Por meio do 190 a população pode recorrer às polícias militar e civil, Corpo de Bombeiros, Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Centro de Perícias Científicas (CPC) Renato Chaves. O diretor do centro diz que as demandas chegam pelo telefone ou então são recebidas por meio do monitoramento das vias. “Quando recebemos a demanda, o nosso setor de despacho verifica o órgão responsável e repassa a ele a ocorrência. A partir daí enviamos uma equipe para o atendimento”, explica.

Alessandra Serrão/Ag. Pará
CÂMERA DE MONITORAMENTO NA CIDADE
Além de ampliar o atendimento do 190 e o número de câmeras na grande Belém, o Ciop passará a operar um novo sistema de monitoramento também em agosto. Esse será responsável por controlar as 230 viaturas da PM que circulam na capital. O coronel explica que a partir deste novo sistema, o Ciop garantirá que as rondas da PM estão ocorrendo de forma efetiva em todas as áreas definidas pelo sistema de segurança. No interior do Estado, o Ciop também atua por meio do 190. Em todos os municípios há um núcleo de atendimento do centro. Em Santarém (oeste) e em Marabá (sudeste) há polos do serviço, que também monitoram as vias públicas da cidade e são capazes de atender demandas de até oito cidades vizinhas. Nos próximos quatro anos, mais seis polos devem ser implantados, um deles em Altamira. De acordo com o diretor, essas unidades terão a mesma infraestrutura do Ciop da Grande Belém e poderão coordenar as operações de segurança de suas regiões.

TROTES Até o dia 15 de julho, o Ciop registrou mais de 2 milhões de ligações no seu centro de atendimento. Desses atendimentos, pelo menos 670 mil são trotes, quase 33% do total das demandas atendidas. Ligações falsas que prejudicam o andamento das ocorrências, assegura o coronel Cunha. “É um prejuízo muito grande para o Estado, pois perdemos tempo e gastamos recursos atendendo ligações falsas. Enquanto isso, uma demanda real poderia estar sendo atendida”. Para coibir os trotes o Ciop acionou a Divisão de Investigações e Operações Especiais (Dioe) da Polícia Civil, que já iniciou um trabalho de investigação para identificar os responsáveis pelos trotes atendidos pelo 190. Um dos casos comuns, revela o coronel, é o de pessoas que ligam para assediar os atendentes.

Atentar contra a segurança pública é crime e prevê pena de 1 a 5 anos de reclusão, conforme cita o artigo nº 265 do Código Penal Brasileiro. “Este é um dado de alerta em todo o Brasil. Esse tipo de trote não acontece apenas no Pará, mas nós aqui estamos empenhados a combater também este crime, a fim de não prejudicar a segurança dos cidadãos”, afirma o diretor.

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