POLÍCIA CIVIL SELECIONA POLICIAIS PARA GRUPO DE PRONTO-EMPREGO
Estão abertas as inscrições para a seleção de servidores que irão compor o Grupo de Pronto Emprego (GPE) da Polícia Civil. De acordo com a Portaria nº 327/2011, publicada na edição de hoje do Diário Oficial, o período de inscrição irá até o dia 2 de setembro. O local de inscrições será a sede do GPE, localizada no Bloco D da Delegacia Geral, na avenida Magalhães Barata, 209, bairro de Nazaré, em Belém. São ofertadas vinte vagas: 16 vagas para Investigador de Polícia Civil (IPC); duas vagas para Escrivão de Polícia Civil (EPC) e duas vagas para delegado de Polícia Civil (DPC). A Academia da Polícia Civil (Acadepol) disponibilizará sete vagas para integrantes efetivos do GPE a título de nivelamento e certificação.
Os pré-requisitos para inscrição são: ser voluntário, ser estável (ter saído do período probatório), apresentar histórico funcional expedido pela Corregedoria Geral da Polícia Civil, possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) obrigatoriamente categoria B e preferencialmente A, apresentar atestado médico para os testes físicos, com avaliação ergométrica e apresentar curriculum vitae. O objetivo do certame, segundo o delegado geral, Nilton Atayde, é “aumentar o quadro de policiais civis permanentemente treinados e equipados para o pronto emprego por convocação direta do Delegado Geral, em situações operacionais que necessitem da intervenção de policiais especializados”, explica. De acordo com o documento publicado, o policial que concluir o Curso de Especialização da 5ª turma do GPE ficará sob ordem de serviço por um período de seis meses à disposição do Grupamento sob natureza de estágio avançado podendo a qualquer tempo ser devolvido a sua lotação de origem.
SELEÇÃO A seleção consistirá de duas etapas. A primeira será dividida entre seleção e especialização, sendo que a fase seletiva consistirá em entrevista e teste de aptidão física. A entrevista terá caráter eliminatório. Será avaliado o histórico funcional, curriculum vitae e o perfil do policial para a operacionalidade e tratará de questões disciplinares e hierárquicas. A entrevista será realizada nos dias 5 e 6 de setembro, na sede do GPE, a partir das 8 horas. Os candidatos serão agrupados de acordo com a ordem alfabética. O primeiro grupo será formado pelos candidatos das de A a L e o segundo, pelos candidatos das letras de M a Z. O resultado da entrevista estará disponível na sede do GPE no dia 7 de setembro, a partir das 8 horas.
As provas do teste de aptidão física serão realizadas nas instalações da Universidade do Estado do Pará (UEPA), no Campus do Curso de Educação Física, entre os dias 15 e 16 de setembro a partir das 6h45. Os exames físicos são de caráter eliminatório, salvo o exame de resistência aeróbica que também possui caráter classificatório, sendo o candidato considerado apto ou inapto não cabendo qualquer recurso. O critério de desempate será o de melhor desempenho na corrida de resistência aeróbica, e subsidiariamente o de maior tempo dentro da instituição policial. A homologação do resultado da primeira etapa será feita pela comissão organizadora do certame e estará disponibilizada na sede do GPE e no site da Polícia Civil, a partir do 19 de setembro.
Os policiais selecionados deverão se submeter à segunda etapa do concurso, Fase de Especialização, coordenada e supervisionada pela Acadepol, que consistirá no treinamento avançado de pronto emprego (280 h/a), com disciplinas práticas e teóricas. As aulas do curso de especialização iniciarão na sede do GPE, em data e local a serem definidos pela Acadepol e publicados na forma devida. Os alunos/policiais que iniciarem a fase de especialização ficarão à disposição integral do curso durante todo o período de sua realização, sendo dispensados de suas atividades nas unidades de origem.
Comentários