INAUGURADA NOVA SUPERINTENDÊNCIA NA REGIÃO DO LAGO DE TUCURUÍ

A Polícia Civil inaugurou, nesta sexta-feira (23), a nova Superintendência Regional do Lago de Tucuruí. A solenidade contou com as presenças do delegado-geral, Nilton Atayde; do delegado-geral adjunto, Rilmar Firmino; do superintendente regional do Sudeste do Estado, Alberto Teixeira; o titular da Superintendência Regional, delegado Carlos Magalhães; o diretor da Seccional de Tucuruí, delegado Sandro Rivelino, dentre outros servidores da unidade policial. O projeto de criação da nova unidade foi desenvolvido pela Delegacia-Geral da Polícia Civil.
Polícia Civil inaugura nova Superintendência na região do Lago de Tucuruí

Sediada em Tucuruí, sudeste do Estado, a nova regional abrange os municípios atingidos pelo lago de Tucuruí – Tucuruí, Breu Branco, Goianésia do Pará, Tailândia, Jacundá, Novo Repartimento e Pacajá. Ao todo, a área tem 46.721 quilômetros quadrados com uma população de 412.743 habitantes, segundo censo do IBGE do ano de 2010. É a 12ª Superintendência Regional da Polícia Civil instituída para administrar as Delegacias no interior do Estado. Destes municípios, apenas Tailândia foi remanejado da área de abrangência da Superintendência Regional do Baixo-Tocantins, com sede em Abaetetuba, nordeste do Estado. Os demais foram removidos da área da Superintendência Regional do Sudeste do Pará, sediada em Marabá, que era composta de 22 cidades.

De acordo com o delegado-geral Nilton Atayde, em informações contidas no projeto da nova Superintendência, do ponto de vista da gestão institucional, o desmembramento das Superintendências do Baixo-Tocantins e do Sudeste do Estado, e implantação da nova Superintendência, possibilitará prover a população da região do Lago de Tucuruí de um melhor atendimento em segurança pública, bem como, dotar as unidades policiais de uma administração regional mais próxima territorialmente que consiga reduzir os índices de criminalidade, entre eles, os homicídios. A instalação da nova Superintendência tem a supervisão da Diretoria de Polícia do Interior e logística montada pela Diretoria de Administração da Polícia Civil.

A nova Superintendência possibilita à Polícia Civil adequar-se ao Plano de Integração Regional do Estado do Pará, n° 1066 de 2008, que estabelece a Região do Lago de Tucuruí com sete cidades. Ainda, segundo está ressaltado no projeto, a Lei Orgânica da Polícia Civil – nº 022 de 1994 - prevê a instalação de 14 Superintendências Regionais. Em janeiro deste ano, a Polícia Civil inaugurou a Superintendência responsável pela região do Tapajós, com sede em Itaituba, no sudoeste do Pará. O atual efetivo da Superintendência do Lago de Tucuruí é composto de 24 servidores – quatro delegados, cinco escrivães, 13 investigadores, um agente administrativo e um motorista. A meta é ampliar o número de servidores para 37 policiais civis por meio de concurso público para reestruturar o quadro do efetivo da unidade policial.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8 DE MARÇO: O DIA EM QUE A EURODANCE PERDEU UM DE SEUS GRANDES ARTISTAS

PROCURADO POR USO DE NOTAS FALSAS

HISTÓRIA MUSICAL - 3 DE FEVEREIRO E "O DIA EM QUE A MÚSICA MORREU"