DECA DE MARABÁ APREENDE ARMAS ILEGAIS EM BREU BRANCO
Policiais civis da Delegacia de Conflitos Agrários (Deca), de Marabá, divulgaram neste sábado (29) os resultados de uma operação policial com objetivo de prevenir conflitos agrários na área da fazenda Bela, zona rural de Breu Branco, sudeste do Pará. No local, duas armas de fogo – espingardas de calibre 16 e outro tipo “por fora” – foram apreendidas. A ação policial é a primeira realizada sob comando do novo diretor da Deca de Marabá, delegado Victor Leal. A ação contou com os investigadores Franklin Figueiredo, Germano Arnoud Figueiredo Neto e Jocksan Heber Ramos Cavalcante com apoio do escrivão Marcos Antônio de Melo Barroso.
APREENSÕES |
De acordo com o delegado, a abordagem na área da fazenda visou dar cumprimento à política de prevenção de crimes agrários na região, pois no local está instalado o acampamento Perpétuo do Socorro, onde há 48 famílias assentadas. “Tivemos informações de que estaria ocorrendo uma espécie de conflito interno por parte de integrantes do acampamento em função da disputa pela liderança do acampamento”, explicou Leal.
REUNIÃO DE CONCILIAÇÃO EM BREU BRANCO |
Diante disso, a ação policial foi planejada para evitar a ocorrência de um conflitos armado na fazenda. Além das armas, estojos de munições já deflagradas foram apreendidos com assentados. A equipe da Deca reuniu-se com as lideranças do acampamento na sede da Delegacia de Breu Branco com objetivo de fazer uma audiência para resolver o impasse entre as partes. Para o delegado, o encontro resultou em um entendimento entre os líderes que se comprometeram em evitar conflitos. As ações da Deca de Marabá serão intensificadas nas regiões Sul e Sudeste com a meta de evitar e reprimir crimes no campo.
Comentários