DELEGACIA-GERAL DA POLÍCIA CIVIL SEDIA SEMINÁRIO DE SERVIÇO SOCIAL
Trocar experiências que envolvem comunidade acadêmica, assistentes sociais da Polícia Civil e outros profissionais envolvidos no atendimento a população. Esse é um dos objetivos do Seminário de Serviço Social organizado pelas assistentes sociais que atuam em Delegacias na capital e interior do Estado. O evento acontece nesta terça-feira, dia 1º de novembro. Ao todo, a Polícia Civil conta com 30 profissionais da área para prestar o primeiro atendimento às pessoas que procuram as unidades policiais em busca de seus direitos. O evento será realizado, a partir de 8h até as 18 horas, no auditório central da Delegacia-Geral, na capital. É o segundo evento do porte realizado para debater a atuação dos assistentes sociais nas Delegacias de Polícia e que vai contar com as presenças de estudantes universitários do curso de Serviço Social da Universidade Federal do Pará (UFPA) e faculdades privadas de Belém que atuam como estagiários nas unidades da Polícia Civil.
De acordo com a assistente social Graciane Almeida, o tema do evento será “Saberes e Práticas do Serviço Social na Segurança Pública”. O seminário foi elaborado com base em TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) de estudantes de Serviço Social da UFPA. Durante o evento estarão presentes ainda professores e orientadores de estágios, e outros profissionais da área de Segurança Pública. O Seminário vai contar com ciclo de palestras. “Queremos discutir sobre política de Segurança Pública, falar das dificuldades e de que práticas para melhorar a qualidade do atendimento prestado pelos assistentes sociais”, explica Graciane. Entre as atividades prestadas pelos assistentes sociais nas Delegacias estão as mediações de conflitos entre familiares e vizinhos, e a prestação de orientações e encaminhamanto da população em busca de serviços, como emissão de documentos, entre outros. Outro meta do evento é a troca de experiências com temáticas na área de Segurança Pública e Direitos Humanos para melhoria na prática profissional e qualificação para atuar na prevenção da violência, além de fortalecer os laços acadêmicos entre a Polícia Civil e as Universidades.
O Seminário contará na abertura, por volta de 8h30, da palavra do delegado-geral da Polícia Civil, Nilton Atayde; de representantes do setor de Serviço Social da Polícia Civil, da Coordenação do curso de Serviço Social da UFPA e representantes do CRESS (Conselho Regional de Serviço Social). As assistentes sociais Lana Angélica e Luzia de Paula farão apresentação dos atendimentos prestados pelos assistentes sociais na Polícia Civil. Depois, haverá a apresentação do TCC dos estudantes universitários sobre o atendimento social nas Delegacias. As professoras universitárias Veronica Abreu e Vera Paracampo falarão sobre as atividades dos profissionais da área. À tarde, a delegada Christiane Lobato, diretora da DATA (Divisão de Atendimento ao Adolescente), abordará o tema “Violência e Juventude”. Após mesa de debates sobre Direitos Humanos e Serviço Social, haverá a palestra de encerramento sob o tema “Construção do Saber em Segurança Pública”.
Comentários