DUPLA DE CRIMINOSOS PRESA EM OPERAÇÃO NA CIDADE DE SALINÓPOLIS
Dois homens responsáveis pelo cometimento de crimes já estão presos no município de Salinópolis, região litorânea, nordeste do Pará. Waldinei Costa, conhecido por “Dinei”, e Jurandir Dias, de apelidos “Juruta” ou “Jamanta”, foram localizados durante operação integrada, denominada “Urso Branco”, realizada por policiais civis e militares. Ambos estão com mandados de prisão preventiva decretados pela Justiça local por crimes, que variam de furtos até tentativa de homicídio. A ação policial, segundo o delegado Raphael Cecim, foi planejada em reunião ocorrida no último dia 6, no Quartel da Polícia Militar local. O encontro envolveu o delegado, pela Polícia Civil, e major Paulo Sérgio; capitães Carvalho e Fábio e tenentes Alberto e A. Corrêa, da PM. “O objetivo foi traçar metas, sincronizar e integrar ações das Polícias no município”, explicou o policial civil. Os policiais trocaram informações sobre os criminosos a serem presos e a respectiva área de atuação de cada um deles em Salinópolis, a 220 quilômetros da capital do Estado. Cecim explica que, durante a reunião, foram apontados locais onde, estatisticamente, é registrada maior incidência de crimes, como roubos e furtos, os quais são alvos constantes de ações policiais.
"DINEI" |
Assim, os agentes percorreram pontos previamente determinados e localizaram inicialmente “Dinei”. Para prendê-lo, os policiais permaneceram durante cerca de 20 dias fazendo uso de técnicas policiais, como a observação, tanto estática quanto móvel, para traçar um perfil da rotina dele. Os agentes também coletaram informações para agir no momento mais oportuno como forma de garantir a prisão do procurado. Ele responde a processos criminais por furto, receptação, violência doméstica contra mulher e até tentativa de homicídio. Waldinei Costa é acusado também de tráfico de entorpecente na cidade e em municípios vizinhos. “São diversas as pessoas, como usuários, a afirmar que ele é traficante de drogas e, inclusive, vende a droga conhecida por ‘nóia’ para adolescentes”, salientou o delegado. Após ser preso, ele foi imediatamente transferido ao presídio de Salinópolis, onde o diretor, Felipe Ferry, já havia disponibilizado uma vaga para recolher “Dinei”. A equipe, da Polícia Civil de Salinópolis, que atuou nas investigações, contou com apoio do delegado Saulo Andrade; escrivães Inaldo Serrão e Murillo Monteiro; e investigadores Orion Klautau (chefe-de-operações); Davidson Amoras; Luciano Bezerra; Evandro Carlos; Evandro da Conceição e Catharina Berardo.
"JURUTA" |
"JURUTA" Na sequência da operação, policiais militares comandados pelo sargento Wander localizaram e prenderam Jurandir Dias, conhecido como “Juruta” ou “Jamanta”. Ele estava na localidade conhecida por Santa Luzia, zona rural de Salinópolis. “Juruta” foi encontrado em uma quadra esportiva onde se divertia. Os policiais militares estavam descaracterizados. Jurandir é condenado ao cumprimento de mais de oito anos de prisão. Ele estava foragido há quase um ano. Para localizá-lo, a Polícia Civil contou com informações de denúncias e investigações. Conforme Raphael Cecim, outras operações ocorrerão no município. “Queremos integrar cada vez mais o trabalho das forças de Segurança Pública em Salinópolis para que a criminalidade possa ser combatida da maneira mais eficiente possível e que a população do município tenha paz”, asseverou o policial civil.
Comentários