POLICIAL CIVIL DO PARÁ OBTÉM NOTA MÁXIMA EM FACULDADE NO PARAGUAI
Uma servidora da Polícia Civil do Estado do Pará deu ontem um grande exemplo de determinação e perseverança. A investigadora Zeneide Sanches Pureza obteve nota máxima na dissertação de Mestrado “Análise da Percepção de Segurança da Informação e Comunicações – SIC - dos Policiais Civis em Belém/Pará”. A defesa do trabalho aconteceu na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, da Universidade Católica “Nuestra Señora de La Asunción”, em Assunção, capital do Paraguai. Zeneide recebeu nota cinco equivalente à nota dez no Brasil. A apresentação aconteceu no Departamento de Pós-Graduação e Pesquisa (Dirección de Postgrado e Investigación) da Faculdade. No trabalho, a policial civil, que também é professora, abordou o tema a partir de pesquisas e da coleta de informações junto a servidores da Polícia Civil do Pará sobre suas experiências no trabalho de Segurança Pública e quanto às políticas institucionais aplicadas na instituição.
“Construímos um marco teórico com ações de proteção da informação e comunicações ─ desde o ‘suplício de Tântalo’ (lenda da mitologia grega) à condenação de ‘hackers’ no Sul do Pará pela Justiça Federal; da evolução da informação até a popularização da internet, com os novos desafios em Segurança Pública: os crimes tecnológicos”, explica. A dissertação conta com abordagem do tema Segurança da Informação e Comunicações no Brasil e a formação educacional em Segurança Pública. Ela explica que, nos últimos dez anos, os incidentes de segurança na rede de informações reportados mundialmente passaram de 3.107 para 358.343.
Os problemas, segundo as pesquisas, foram originados principalmente do Brasil. “Isso reforça a necessidade de capacitação dos policiais para o combate à criminalidade e a garantia da segurança do cidadão, além de desenvolver a percepção de SIC como extensão da percepção de segurança física desenvolvida na formação educacional em Segurança Pública e reforçada por políticas institucionais”, ressaltou Pureza. A pesquisa foi descritiva, com componentes do enfoque misto (qualitativo e quantitativo) divididos em cinco níveis: Decisório, Técnico, Técnico de Manutenção, Policial e Assessoria de Imprensa. Os tutores da dissertação foram o doutor Luca Carlo Cernuzzi e a magíster Claudia Pacheco. Parabéns à nossa colega pela conquista.
Comentários