PRESOS POR EXERCÍCIO ILEGAL DA ODONTOLOGIA SÃO TRANSFERIDOS
Foram transferidos na manhã desta quarta-feira, 30, para o presídio do Centro de Triagem de Americano, em Santa Izabel do Pará, os dois homens presos em flagrante por exercício ilegal da Odontologia, por policiais civis da Divisão de Investigações e Operações Especiais (DIOE). Erodites Dutra de Oliveira, de 61 anos, nascido no Estado do Maranhão, foi preso em um imóvel onde funcionava um consultório clandestino na rua dos Lobos, no bairro Tenoné, distrito de Icoaraci, em Belém. Já Josivan Alves foi preso em outro imóvel usado como consultório odontológico na rua Celso Malcher, bairro da Terra-Firme.
DUPLA PRESA |
Com os dois, materiais como brocas, estufa e até uma cadeira de uso exclusivo de Odontológicos, usados para procedimentos odontológicos - extração dentária, obturação e canal, além de próteses, foram apreendidos. A operação que redundou na captura dos acusados ocorreu na tarde de ontem, de forma simultânea, nos dois locais e mobilizou também representantes do Conselho Regional de Odontologia. Denúncias feitas ao Conselho deram origem à investigação, segundo explicou o delegado Neyvaldo Silva, diretor da Divisão Policial.
APREENSÕES |
Erodites atuava como dentista há cerca de trinta anos, conforme revelou o próprio acusado, sem qualquer registro profissional nem formação acadêmica ou técnica. Ele disse já ter morado em outras cidades do Estado, como Parauapebas e Canaã dos Carajás, sudeste do Pará, e até em Manaus, no Amazonas, e no Maranhão. De acordo com ele, há cerca de um ano estava em atividade no bairro do Tenoré.
![]() |
MATERIAL APREENDIDO EM DETALHE |
No imóvel, ele atendia as pessoas em um compartimento sem as mínimas condições de higiene e fazia os procedimentos odontológicos sem uso de máscara ou luvas. Em depoimento, Erodites confirmou ser portador do vírus da Aids e que fazia obturações, extrações e tratamento de canal. Já Josivan alegou que atuava havia cinco anos na atividade, também de forma ilegal. Ele alegou, contudo, que não fazia procedimentos odontológicos, mas apenas fabricava dentaduras. No consultório clandestino dele foram encontradas anestesia e instrumentos usados por odontólogos.
Comentários