CRIADO GRUPO ESPECIAL PARA INVESTIGAR CRIMES MÚLTIPLOS
O governo do Estado criou o Grupo Especial de Investigação e Combate a Crimes Múltiplos (Gecrim), vinculado ao Sistema Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Siedes). A Portaria nº 121/2011, que cria o grupo, foi publicada na edição de ontem do Diário Oficial do Estado do Pará. O Gecrim vai atuar de forma integrada e complementar para identificação, persecução e prisão dos autores de crimes de caráter múltiplo, especialmente quando houver várias vítimas, com características de chacina, praticados contra adultos, crianças ou adolescentes. O grupo será composto por profissionais do sistema de segurança, principalmente das Polícias Civil e Militar, do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves (CPC) e das Inteligências do Sistema, sob a coordenação da Inteligência da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).
A portaria criando o Gecrim foi assinada no último dia nove pelo secretário Luiz Fernandes Rocha que, em sua justificativa, destaca a "necessidade urgente" de se criar um grupo operacional, multi-institucional, com a finalidade de apurar crimes, 'considerando que a ocorrência de eventos criminosos de caráter múltiplo, notadamente onde uma ou várias ações criminosas atingem - ou visam atingir, várias vítimas, de modo organizado ou não, necessitam de uma ação célere, objetiva e enérgica, por parte do Estado, principalmente em se tratando de crimes de homicídio - em especial aqueles praticados contra crianças e adolescentes que, por sua hediondez, causam grande comoção social, em âmbito regional ou nacional', destaca o secretário, na portaria.
O Gecrim contará com três delegados, dois escrivãos e oito investigadores de Polícia Civil; quatro policiais militares, preferencialmente integrantes da reserva; e dois peritos do CPC. Os serviços de inteligência do Sistema Segurança Pública, sob a coordenação da inteligência da Segup, vão estruturar as ações do grupo voltadas à elucidação de crimes, escalando a quantidade de agentes que forem necessários à realização dos trabalhos. O trabalho será subordinado ao Comitê Integrado de Gestores de Segurança Pública (Cigesp), que é composto pelos dirigentes titulares dos órgãos constituintes do Sieds. Caberá ao comitê repassar as informações necessárias sobre as ações do Gecrim ao Conselho Estadual de Segurança Pública (Consep). Também caberá ao presidente do Cigesp acionar o grupo quando necessário.
Comentários