OPERAÇÃO "ILHAS SEGURAS" PERCORRE LOCALIDADES NA CAPITAL
Policiais civis da Seccional Urbana do Guamá e da Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) realizaram, neste final de semana, levantamentos na região das ilhas de Belém com objetivo de identificar criminosos e prevenir crimes registrados naquela área. Denominada de operação "Ilhas Segura", a ação policial teve a coordenação da delegada Márcia Goreti Machado, diretora da Seccional Urbana do Guamá, e contou com cinco investigadores com apoio de mais três policiais civis da DRCO. Os policiais utilizaram um barco de grande porte da Polícia Civil e dois barcos pequenos (casco a motor) na operação. O objetivo da ação foi realizar ações de prevenção e fazer levantamento nas ilhas de Murutucu e do Combú, onde residem cerca de 150 famílias, sobre ocorrências de crimes registrados na área, como furtos, roubos, pirataria fluvial e tráfico de drogas.
ABORDAGENS |
De acordo com a delegada, os policiais realizaram levantamento da área para futuras operações policiais com o intuito de reduzir a criminalidade e garantir a tranquilidade nessas localidades. A equipe policial deslocou-se inicialmente para a região da ilha do Combu, mais precisamente para a localidade conhecida por furo do Paciência. A primeira parada foi em uma localidade próxima ao início do furo. Os policiais conversaram com diversos moradores que louvaram a presença da Polícia Civil. Os policiais levantaram nomes de suspeitos de crimes cometidos nas ilhas. O levantamento serviu para confirmar nomes de pessoas já identificadas e indiciadas na Seccional por crimes de furto na ilha no final do ano passado.
POLICIAIS CONVERSAM COM MORADORES |
Os policiais, em seguida, seguiram no canal do Paciência, fazendo abordagens em várias outras localidades. "Fizemos também abordagem nas residências dos suspeitos de estarem cometendo os delitos nas ilhas e fomos recebidos por seus familiares, que não acreditavam nas denúncias atribuídas aos seus parentes que naquele momento, apesar não terem ocupação fixa, estavam ausentes", explicou a delegada. Os policiais se deslocaram por outros pontos das ilhas, fazendo abordagens e levantamento em bares que, segundo denúncias, são frequentados por traficantes de drogas vindos de Belém.
EQUIPE POLICIAL CHEGA DE BARCO À REGIÃO |
Nesses locais, ocorreria consumo de drogas, revelaram denunciantes. Os agentes levantaram informações sobre a ação dos chamados "piratas" que agem naquela área, tomando de assalto os barcos particulares e passageiros da região. Foi realizado também um levantamento fotográfico da área, ficando este material arquivado na sala de Chefia de Operações da Seccional para uso nas próximas operações policiais para a área.
Comentários