POLÍCIA CIVIL JÁ EMITE CARTEIRAS AOS SÁBADOS NA GRANDE BELÉM

“Por causa da correria da semana de trabalho, não tenho tempo disponível para procurar um posto de identificação. Assim que soube pelo jornal que iria ter atendimento aos sábados procurei vir logo para aproveitar a oportunidade”. Foi assim que o vendedor autônomo Marcelo Silva obteve sua quarta via da carteira de identidade no Posto de Identificação da Delegacia-Geral da Polícia Civil, neste sábado (11). O local é um dos dois pontos que passarão a atender aos sábados os cidadãos que precisam obter a primeira via ou atualizar o documento. O outro ponto é o Posto de Identificação na Galeria BR, na rodovia BR-316, km-1, em Ananindeua. Em cada local, serão ofertadas, aos sábados, 150 senhas, por ordem de chegada. Assim como Marcelo Silva, dezenas de pessoas compareceram aos dois postos neste sábado para requisitar o documento. 

Posto de Identificação da Delegacia-Geral
ATENDIMENTO NO POSTO DE IDENTIFICAÇÃO
Antes das 09:00 horas da manhã, as senhas já haviam se esgotado. “O atendimento aos sábados será de 08:00 até as 14:00 horas”, informou o papiloscopista policial Antônio Ricardo Paula, diretor de Identificação da Polícia Civil.Ele explicou que a ampliação do serviço de emissão de carteiras de identidades para os sábados objetiva atender a demanda de procura pelo documento por pessoas que não têm tempo de vir a um posto de identificação durante a semana. É o caso do estudante José Roberto Silva, de 14 anos, que estava precisando tirar a primeira via do documento. “Quando soube por um tio meu que iria ter atendimento ao sábado procurei vir para aproveitar a oportunidade”, disse.

Vendedor Marcelo Silva
VENDEDOR MARCELO SILVA
Para obter o documento, o cidadão deve apresentar certidão de nascimento ou de casamento originais; duas fotos de tamanho 3 por 4 recentes, e quando documento que comprove o endereço, como conta de água, telefone ou de energia elétrica. No caso de primeira via, a emissão do documento é gratuita. Já no caso de segunda via em diante, será cobrada taxa de R$ 31,65. A apresentação de boletim de ocorrência de roubo do documento dá direito à isenção de taxa apenas para emissão da segunda via da carteira. Durante a semana, a região metropolitana de Belém dispõe de nove postos de identificação. Em quatro deles, o atendimento é exclusivamente agendado por telefone ou pela internet - Posto de Identificação da Delegacia-Geral; Posto do Saci (Serviço de Atendimento ao Cidadão), no Guamá; posto da Galeria BR e posto da Estação Cidadania, no bairro do Jurunas. Nos demais postos, o atendimento é por ordem de chegada, de 08:00 às 14 horas, de segunda à sexta-feira.

Antônio Ricardo Paula
ANTONIO RICARDO PAULA
EMISSÃO DE DOCUMENTOS
A carteira de identidade é o serviço mais procurado na Polícia Civil junto com o Atestado de Antecedentes Criminais. Em média, por mês, são emitidas 20 mil carteiras de identidade nos postos de identificação da região metropolitana de Belém. Segundo Ricardo Paula, a maioria das pessoas procura atualmente a emissão de documentos de identidade por meio dos serviços de agendamento telefônico ou via internet no site da Polícia Civil (www.policiacivil.pa.gov.br). Ao todo, os serviços de agendamento por telefone ou pela internet receberam, no ano passado, 87 mil acessos. "Do total, 48 mil atendimentos foram por telefone e outros 39 mil pela internet", explica.

PROCURA GRANDE NO SÁBADO
Ainda, de acordo com o diretor de Identificação, foi registrado aumento de 10% de emissões de carteiras de identidade em 2011 em comparação com o ano anterior nos postos de identificação na capital, região metropolitana de Belém e interior do Estado. “No total, mais de 398,1 carteiras de identidade foram emitidas no ano passado. Em 2010, foram 358,3 mil documentos”, detalha. Segundo ele, a Polícia Civil adquiriu no ano passado 250 mil novas cédulas de identidade com número de controle na parte frontal do documento reduzindo os índices de falsificações.

ANTECEDENTES ONLINE Outro serviço via internet bastante procurado é a emissão de Antecedentes Criminais. Somente no ano passado, a Diretoria de Identificação da Polícia Civil atendeu a mais de 43,6 mil pessoas que deixaram de ir a um posto de identificação para solicitar o documento pela internet no Estado. O documento é exigido por empregadores a pessoas interessadas em uma vaga de emprego no mercado de trabalho. O número indica que por dia foram emitidos mais de 14,5 mil Atestados de Antecedentes Criminais desde o mês de outubro de 2011, quando o serviço virtural foi lançado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8 DE MARÇO: O DIA EM QUE A EURODANCE PERDEU UM DE SEUS GRANDES ARTISTAS

PROCURADO POR USO DE NOTAS FALSAS

HISTÓRIA MUSICAL - 3 DE FEVEREIRO E "O DIA EM QUE A MÚSICA MORREU"