CRIAÇÃO DE DIRETORIA DE GRUPOS VULNERÁVEIS MARCA SOLENIDADE DO DIA DO POLICIAL CIVIL DO PARÁ

As homenagens a 31 pessoas, entre policiais civis, representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário Estadual, empresários e integrantes das Forças Armadas, marcaram a solenidade em homenagem ao Dia do Policial Civil do Pará, nesta terça-feira, 10. Durante o evento, realizado no auditório da Delegacia-Geral, em Belém, o delegado-geral, Nilton Atayde, anunciou a criação da nova Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAV) da Polícia Civil. A cerimônia contou com a entrega de condecorações a servidores da Polícia Civil e a personalidades que prestaram relevantes serviços à instituição policial no último ano. Eles foram homenageados por meio da “Medalha do Mérito Policial Civil”; da “Medalha Evanovich de Investigação Policial” e do “Diploma de Amigo da Polícia”. A data que homenageia os policiais civis paraenses foi sancionada em 21 de setembro do ano passado, por meio da Lei nº. 7.554, instituída pela Assembleia Legislativa do Pará, e assinada, na ocasião, pelo governador do Estado em exercício, Helenilson Pontes. Antes, o evento era realizado em 21 de abril, Dia de Tiradentes, patrono das Polícias do Brasil. 

SOLENIDADE
PERSONALIDADE HOMENAGEADA
O delegado-geral da Polícia Civil destacou que o projeto da lei que instituiu a nova data comemorativa no calendário do Pará foi de iniciativa do delegado de Polícia Civil, Pio Neto, à época deputado estadual e atualmente vereador de Belém. Nilton Atayde falou sobre os desafios da profissão e fez um breve apanhado dos avanços conquistados durante os últimos doze meses. Segundo ele, o policial civil do Pará está com motivos para comemorar. “A Polícia Civil do Pará não fica devendo em nada para qualquer Polícia Judiciária do Brasil. Temos demonstrado nossa capacidade investigativa. Os mais hediondos crimes cometidos no Pará, especialmente no último ano, foram solucionados e seus autores foram presos. Foram casos emblemáticos como o caso dos extrativistas; o caso Joelson – que foi morto em um motel -; a chacina de sete pessoas em Santa Izabel do Pará; a chacina de seis jovens em Icoaraci e o homicídio que vitimou o jovem Patrick, na ilha de Mosqueiro. 

DELEGADA MARIA DO PERPÉTUO SOCORRO MACIEL FOI HOMENAGEADA
CELEBRAÇÃO PELO DIA DO POLICIAL CIVIL DO PARÁ
A Polícia Civil está fazendo sua parte, cumprindo sua missão”, declarou. O delegado-geral também destacou o apoio recebido pelo governo do Estado, na figura do secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Estado, Luiz Fernandes Rocha. Em discurso, o secretário Luiz Fernandes Rocha destacou a data do Dia do Policial Civil do Pará enfatizando o orgulho de ser policial civil. Ele ressaltou e agradeceu a todos os órgãos não só os compõem o Sistema de Segurança Pública, mas também os parceiros, como Guarda Municipal, Polícia Federal e Forças Armadas, que fazem valer a integração da Segurança Pública em prol da sociedade. Ressaltou ainda a integração com o Sistema Judiciário sem a qual não seria possível dar andamento às investigações criminais. A solenidade contou com as presenças, na mesa oficial do evento, do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Daniel Borges; do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, Donato Teixeira; do vereador e delegado de Polícia, Pio Neto; do deputado estadual José Megale; do desembargador João Moroja, representando o Tribunal de Justiça do Estado; da inspetora-geral da Guarda Municipal de Belém, Elen Margareth, representando a Prefeitura de Belém; o vice-almirante, Ademir Sobrinho, do 4º Distrito Naval, e do comandante da 8ª Região Militar e 8ª Divisão do Estado, Carlos Roberto de Sousa Peixoto. 

DIRETORIA Durante a solenidade em homenagem ao policial civil, o delegado geral Nilton Atayde, anunciou a criação da Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAV). A adequação da estrutura organizacional da instituição significa a intensificação do enfrentamento à violência, criminalidade, e à discriminação de credo, faixa etária, gênero raça e orientação sexual, no Estado. Ficará a frente da diretoria a delegada Cristiane Lobato, atual titular da Divisão de Atendimento ao Adolescente (DATA). Estão subordinados a DAV, o Núcleo de Atendimento Psicossocial (NAPS), Divisão Especializada de Atendimento a Mulher (DEAM), Divisão Especializada no Combate ao Crime Discriminatório (DECD), Divisão de Atendimento ao Adolescente (DATA) e a Divisão de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) e seus respectivos órgãos. 

No total, 168 servidores integrarão a nova diretoria, sendo eles: 37 delegados, 35 escrivães, 75 investigadores, 11 motoristas e 5 auxiliares técnicos. Entre as atribuições da DAV, está o planejamento, coordenação, orientação e fiscalização das atividades operacionais e administrativas das divisões especiais e delegacias especializadas. Ela também será responsável pela coleta, registro e análise das informações técnicas relativas às atividades desempenhadas pelas divisões e delegacias especializadas, além de coordenar as operações preventivas e repreensivas no âmbito das divisões especializadas. O projeto de criação da Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis é coordenado pelo delegado geral adjunto, Rilmar Firmino. Ele conta com o apoio logístico da Diretoria de Administração (DA), da Corregedoria Geral da Polícia Civil (Corregepol) e da Divisão de Polícia Especializada (DPE), durante o período de transição. 

EVENTO REALIZADO NO AUDITÓRIO DA POLÍCIA CIVIL DO PARÁ
HOMENAGENS A “Medalha Evanovich de Investigação Policial" é entregue a policiais civis que desvendaram crimes de investigação complexa e de ampla repercussão. A “Medalha do Mérito Policial Civil” é concedida a personalidades que desenvolveram trabalhos importantes em prol da corporação e que se destacaram pelo valor pessoal e profissional, contribuindo para aperfeiçoar e projetar a instituição policial. Já o “Diploma de Amigo da Polícia” é destinado aos cidadãos que prestaram contribuições importantes à Polícia Civil, através de atos ou deferências. A seguir, honrarias e personalidades agraciadas em 2012. 

- Medalha do Mérito Policial Civil Vice-Governador do Estado, Helenilson Cunha Pontes Juiz de Direito da Comarca de Rondon do Pará, Gabriel Costa Ribeiro Comandante-Geral da Polícia Militar do Pará, Coronel QOPM Daniel Mendes Borges Delegada da Polícia Civil, Maria do Perpétuo Socorro do Amaral Maciel Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, Coronel QOBM Hegésipo Donato Teixeira Júnior Diretor-Geral do Departamento de Trânsito do Pará, Álvaro Ayres de Oliveira Júnior Superintendente do Sistema Penitenciário do Pará, Tenente Coronel André de Almeida e Cunha Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Ademir Sobrinho Comandante da 8ª Região Militar e 8ª Divisão do Estado, General de Divisão Carlos Roberto de Sousa Peixoto Comandante do I Comando Aéreo Regional e Major-Brigadeiro do Ar Odil Martuchelli Ferreira 

- Medalha Evanovich de Investigação Policial Delegado de Polícia Civil Luiz Guilherme Navarro Xavier Escrivão de Polícia Civil Amarildo Leite dos Santos Investigador de Polícia Civil Herlon Wiveens Pereira Gomes Investigador de Polícia Civil Domingos Gonzaga Costa Investigador de Polícia Civil Antônio Carlos da Silva Monteiro Delegado de Polícia Civil José Humberto de Melo Júnior Delegado de Polícia Civil Álvaro Luís Beltrão Ikeda Escrivão de Polícia Civil Marco Antônio de Melo Barroso Investigador de Polícia Civil Lucey Lima Costa Barros Investigador de Polícia Civil Roberto Carlos Pimenta de Sousa  e Investigador de Polícia Civil Marcelo Araújo Malato 

- Diploma Amigo da Polícia Desembargador do Tribunal de Justiça do Pará, Roberto Gonçalves de Moura Juíza Titular da Vara do Juizado Especial Criminal do Meio Ambiente, Maria Vitória Torres do Carmo Deputado Estado – Líder do PSDB – José Megale Filho Diretor do Instituto de Ensino de Segurança do Pará (IESP), Tenente Coronel QOPM Carlos Emílio de Sousa Ferreira Juiz de Direito da Comarca de Maracanã, Francisco Roberto Macedo de Souza Juiz de Direito da Vara Distrital de Mosqueiro, José Torquato Araújo de Alencar Secretário Adjunto de Gestão Administrativa da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Cláudio Jorge da Costa Lima Secretário Adjunto de Inteligência e Análise Criminal da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Antônio Cláudio Fernandes Farias Proprietário do Centro Recreativo e Esportivo “Campo do Kasa”, Satoshi Sato e Empresária do Município de Cachoeira do Piriá, Maria Bernadete do Nascimento

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8 DE MARÇO: O DIA EM QUE A EURODANCE PERDEU UM DE SEUS GRANDES ARTISTAS

PROCURADO POR USO DE NOTAS FALSAS

HISTÓRIA MUSICAL - 3 DE FEVEREIRO E "O DIA EM QUE A MÚSICA MORREU"