POLÍCIA CIVIL INVESTE EM CURSOS PARA QUALIFICAR SERVIDORES
A Polícia Civil, por meio da Diretoria de Recursos Humanos (DRH), está investindo na valorização dos servidores da instituição visando a qualificação do profissional. Através de cursos de idiomas e na área jurídica, a corporação quer levar aperfeiçoamento e dar mais qualidade ao servidor, seja da área policial ou administrativa. Atualmente, está em andamento o curso de Língua Francesa, de segunda à quinta-feira, de 18h30 às 20 horas, no auditório B da Delegacia-Geral da Polícia Civil. Mais de vinte alunos - entre servidores e até dependentes - participam das aulas em duas turmas.
Uma delas, às segundas e quartas-feiras, tem aulas ministradas pela professora Ordilene Souza. A outra turma, com aulas às terças e quintas-feiras, tem à frente a professora Giselle Vilhena. As turmas foram iniciadas em março deste ano.
TURMA DE FRANCÊS |
Um dos alunos do curso é o juiz aposentado Leonildes Silva, de 72 anos. Pai de servidor da Polícia Civil, ele conta que o curso veio em boa hora, pois é uma forma de voltar a praticar o idioma francês. Silva chegou a estudar rapidamente o idioma, no início da década de 1970, durante o curso de Letras, na Universidade Federal do Pará. Ele avalia positivamente as aulas de Francês. "O curso é muito bom. A metodologia é ótima", frisou o recém ingresso aluno na turma da professora Ordilene Souza. O curso faz parte do projeto "Agentes da Segurança Pública também falam Francês", coordenado pelas professoras da UFPA com objetivo de popularizar a língua francesa. O curso conta com aulas básicas, desde a compreensão oral; a produção oral (a comunicação verbal em francês) e a compreensão da escrita até a produção da escrita.
LEONILDES SILVA |
A meta é fazer com que os servidores terminem o curso com uma compreensão geral sobre o idioma.
O projeto foi iniciado em 2012 na área de Segurança Pública, a começar pela Polícia Civil, com meta de levar aos servidores um curso completo e de qualidade em língua francesa. No último semestre do curso, os servidores terão aulas específicas voltadas à área de Segurança Pública e serão preparados para o diálogo, já como preparação para receber os turistas de outros países na Copa do Mundo de Futebol no Brasil em 2014.
Além do Francês, a Polícia Civil vai oferecer, a partir de agosto, o curso de Língua Inglesa voltado especificamente para servidores dos órgãos de Segurança Pública (Polícia Civil e Polícia Militar) e dependentes. As aulas serão duas vezes por semana, às segundas e quartas-feiras, de 18h30 às 20 horas. A duração total do curso será de seis meses. Os alunos aprenderão o idioma dentro do método de aprendizado moderno. Com mensalidade a R$ 120,00, o curso terá aulas ministradas por professor de idiomas com ampla experiência no mercado. Os interessados já podem se inscrever, de segunda à sexta-feira, em horário comercial, na secretaria da DRH, da Polícia Civil, com a servidora Keila Lópes, no bloco C, altos, da Delegacia-Geral, no bairro de Nazaré.
Outro curso, com inscrições abertas, é o de Redação Jurídica. Voltado a delegados da Polícia Civil, das áreas operacional e administrativa, o curso terá 30 vagas. As aulas serão realizadas de 7 a 11 de maio, de 14h às 18 horas, na Escola de Governo do Pará (EGPA). As aulas serão ministradas pela professora Gisele Gato, mestra em Redação Jurídica. A Escola de Governo fica na Avenida Almirante Barroso, no bairro do Marco, em frente ao II BIS (Batalhão de Infantaria de Selva), do Exército Brasileiro. Para se inscrever, basta procurar as servidoras Zenilda ou Simone, na DRH.
Comentários