COMUNIDADE DO TAPANÃ VAI RECEBER CURSO DE PRIMEIROS-SOCORROS
A comunidade do bairro do Tapanã, no distrito de Icoaraci, em Belém, será a próxima a receber o Treinamento de Primeiros-Socorros promovido em parceria pela Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar do Pará. O curso está previsto para acontecer no próximo dia 25 de junho, na sede do Clube Big-Ben, na Rodovia do Tapanã. Ao todo, deverão participar das aulas sobre atendimentos pré-hospitalares cerca de 200 pessoas, entre mototaxistas e moradores da área. A meta da parceria entre a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros Militar do Pará é proporcionar um treinamento de qualidade, com aulas teóricas e práticas, sobre uso de equipamentos de primeiros-socorros, resgate, atendimentos pré-hospitalares em casos de acidentes domésticos, convulsões e paradas cardíacas.
TREINAMENTO |
Segundo a titular da Assessoria de Relações Interinstitucionais (ARIN), da Polícia Civil, Waldenize Braga, responsável pela parceria, 65 pessoas concluíram o Treinamento de Primeiros-Socorros no bairro do Jurunas, na capital, entre os dias 14 e 18 deste mês.
Ao todo, mais de 125 pessoas já foram beneficiadas com conhecimentos adquiridos no treinamento desde o início deste ano. “Muitas delas já conseguiram entrar no mercado do trabalho graças à capacitação”, enfatizou. O Treinamento conta com aulas teóricas e práticas com uma semana de duração. Em agosto deste ano, está prevista a realização do Treinamento de Primeiros-Socorros para 500 mototaxistas de Belém, na sede da Agremiação Carnavalesca “Rancho Não Posso de Amofiná”, no Jurunas. O curso atende à solicitação da Associação de Mototaxistas de Belém junto à ARIN para atender à lei municipal que exige a capacitação desses profissionais, em primeiros-socorros, como forma de exercer a atividade.
SERVIÇOS Apenas no mês de abril, a Polícia Civil, por meio da Assessoria de Relações Interinstitucionais, prestou mais de 1,8 mil atendimentos a pessoas por meio de oferta de serviços diversos, como promoção de cursos de capacitação, busca de benefícios e participação em reuniões comunitárias. A ARIN é responsável por prestar atendimentos diversos à comunidade, como ouvir demandas e denúncias sobre a criminalidade; integrar os municípios por meio da divulgação dos serviços oferecidos pela Polícia Civil; dar encaminhamentos e orientações sobre como obter serviços da instituição policial; buscar parcerias com outros órgãos públicos e privados em prol da comunidade, entre outras atividades. Ainda, no mês passado, a ARIN, por meio das parcerias com outros órgãos públicos, promoveu cursos de capacitação para a comunidade da Região Metropolitana de Belém.
Entre os cursos está o de Brigada de Incêndio em parceria também com o Corpo de Bombeiros Militar, em que as pessoas são capacitadas para atuar na prevenção e combate a incêndios. Outro curso, promovido em parceria com a Marinha do Brasil, foi o de Condutor de Rabeta. Quase 100 pessoas já foram beneficiadas com conhecimentos adquiridos nos dois cursos – 28 delas no Curso de Brigada de Incêndio e outras 70 no curso de Condutor de Rabeta no qual foram habilitadas para a pilotagem de embarcações. Mais de 700 pessoas receberam benefícios diversos por meio da ARIN, como encaminhamentos para o mercado de trabalho e para atendimento social e jurídico em instituições públicas. A Assessoria esteve presente ainda em 442 reuniões na comunidade com objetivo de discutir as ações da Polícia Civil no atendimento à população.
Comentários