POLÍCIA CIVIL E BOMBEIROS PROMOVEM CURSO DE PRIMEIROS-SOCORROS
A comunidade do bairro do Jurunas, um dos mais populosos de Belém, recebeu, nesta segunda-feira, 14, pela primeira vez, um treinamento de primeiros-socorros totalmente gratuito promovido em parceria pela Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar do Pará. Cerca de 100 pessoas, a maioria jovens, inscreveram-se, durante a semana passada, para participar do curso com duração de uma semana, na sede da agremiação "Rancho Não Posso Me Amofiná", no Jurunas. A abertura do treinamento contou com as presenças de líderes comunitários do bairro.
PARTICIPANTES DO CURSO |
TREINAMENTO |
Um deles, Manoel Soares, diretor do Conselho Comunitário do Jurunas e presidente da Associação de Moradores da Rua dos Caripunas, elogiou a iniciativa de realizar o curso no bairro. "Estamos muito satisfeitos com a realização desse treinamento. Tudo o que vier em benefício da comunidade nós vamos sempre apoiar", disse. De acordo com ele, o curso será fundamental para muitas pessoas, principalmente, para o mercado de trabalho, já que há empresas que contratam pessoas capacitadas em primeiros-socorros. A opinião dele foi compartilhada por outros representantes da comunidade, como é o caso do jornalista Raimundo Mesquita, do jornal Correio Jurunense. Sempre presente nas atividades comunitárias em prol do Jurunas, ele comemorou a iniciativa de levar o curso até os moradores do bairro.
A meta da parceria entre a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros Militar do Pará é proporcionar um treinamento de qualidade, com aulas teóricas e práticas, sobre uso de equipamentos de primeiros-socorros, resgate, atendimentos pré-hospitalares em casos de acidentes domésticos, convulsões e paradas cardíacas. Segundo a assessora de Relações Interinstitucionais da Polícia Civil, Waldenize Braga, enfatiza que o bairro do Jurunas foi o local onde se reuniu o maior número de pessoas para o treinamento. Ela ressaltou que muitas pessoas já conseguiram entrar no mercado do trabalho graças à capacitação. Mais de 60 pessoas já passsaram pelo treinamento de primeiros-socorros desde o início deste ano em Belém. A mobilização da comunidade do bairro para participar do treinamento contou com apoio da equipe da Delegacia do Jurunas sob direção do delegado Newton Nogueira.
ABERTURA DO CURSO |
Conforme o delegado, por meio de carro-som, o anúncio do curso foi realizado nas ruas da área, possibilitando um grande número de inscrições para o treinamento. O curso é ministrado pelo sargento bombeiro Edmilson Lima. O treinamento será levado, ainda em 2012, ao bairro do Tapanã, no distrito de Icoaraci, no mês de junho. Em setembro, será a vez do bairro da Condor; em outubro será na Pratinha e em novembro no Benguí. Os bairros foram escolhidos devido aos índices de incêndios e princípios de incêndios registrados pelo Corpo de Bombeiros Militar ao longo dos últimos meses.
(FOTOS: JOEL LOBATO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA POLÍCIA CIVIL/PA)
Comentários