PROCISSÃO DO CÍRIO DA POLÍCIA CIVIL HOMENAGEIA VIRGEM DE NAZARÉ
Cerca de 1,5 mil pessoas acompanharam, neste domingo (30), a procissão do 14º Círio da Polícia Civil do Pará em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré, a padroeira do povo paraense. A caminhada tomou conta de ruas do bairro de Nazaré, durante o percurso, desde a Delegacia-Geral da Polícia Civil até a Basílica-Santuário de Nazaré. Com início por volta de 7h30, uma missa antecedeu à romaria, no estacionamento da sede da instituição policial.
Celebrada pelo padre Sílvio Jaques, pároco da Basílica-Santuário, a cerimônia contou com as presenças de servidores, familiares e a comunidade em geral. A procissão seguiu pela Avenida Magalhães Barata, no sentido do bairro de São Braz, tomando a Travessa Nove de Janeiro e, depois, seguindo pelas Avenidas Governador José Malcher e Generalíssimo Deodoro, até chegar à Avenida Nazaré, onde encerrou na Basílica-Santuário.
INÍCIO DA PROCISSÃO |
A segurança do trajeto foi garantida por agentes de trânsito da CTBel (Companhia de Transportes de Belém), que auxiliaram no tráfego de veículos no perímetro. Por onde passou, a padroeira dos paraenses foi recebida com homenagens pelos moradores, que aplaudiram a passagem da imagem, de casas e prédios.
Alguns enfeitaram as frentes das casas com balões e imagens da Virgem de Nazaré. O trajeto contou com apoio da Guarda Oficial de Nossa Senhora de Nazaré.
Houve ainda o acompanhamento de escoteiros-mirins, da banda do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Pará e de motociclistas do Moto Clube do Pará, alguns deles policiais civis e familiares.
CHEGADA À BASÍLICA-SANTUÁRIO DE NAZARÉ |
O Círio da Polícia Civil representa, não só um momento de união dos servidores em louvor à Nossa Senhora, mas também de confraternização da instituição com toda sociedade. Para o investigador aposentado José Augusto Lima, que há cinco anos acompanha em seu motociclo a procissão, o Círio é um momento de agradecer pelas graças conquistas por intervenção de Nossa Senhora de Nazaré, e de se reencontrar com os amigos de profissão.
Ele conta que começou a acompanhar a romaria, após ter uma graça conquistada. Cadeirante, ele rogou à Virgem de Nazaré para conseguir comprar um motociclo, para que pudesse, todo ano, vir ao Círio da Polícia Civil. Outra pessoa que acompanha o Círio da Polícia Civil é a delegada Wildenyra Lima, que ao lado de seu filho Nicholas Santos, está há dez anos presente na romaria.
PEREGRINAÇÃO A programação do Círio da Polícia Civil do Pará iniciou, este ano, em 23 de agosto, quando a comissão de servidores, designada pelo delegado-geral, Nilton Atayde, deu início aos mais de trinta dias de peregrinação da imagem de Nossa Senhora de Nazaré pelas delegacias, seccionais, órgãos do Sistema de Segurança Pública e entidades de classe dos policiais civis, na Região Metropolitana de Belém, como forma de levar as bênçãos da Padroeira a todos os servidores.
A romaria foi realizada, pela primeira vez, no ano de 1999, como forma de dar aos servidores e aos familiares oportunidade de prestarem homenagens à Padroeira dos Paraenses.
No segundo domingo de outubro, a maioria dos policiais estará em atividade nas delegacias e na operação de segurança do Círio de Nazaré. Atualmente, o Círio da Polícia Civil integra o calendário oficial de eventos em homenagem à Virgem de Nazaré da Arquidiocese de Belém.
Comentários