PROJETO LEVA SERVIÇOS À COMUNIDADE EM JACUNDÁ
O Projeto “Polícia Cidadã Jacundá 2012” levou aos moradores do bairro Alto Paraíso, em Jacundá, sudeste do Pará, diversos serviços na área de cidadania e direitos. Sob coordenação da Polícia Civil de Jacundá, por meio do delegado Marcos Augusto Ferreira da Cruz, o projeto, em sua segunda etapa, contou com uma tenda armada no prédio da Igreja Batista, naquele bairro.
No local, foram oferecidos serviços diversos prestados pelas Secretarias Municipais de Educação e Saúde, Conselho Tutelar, DMTU (Departamento Municipal de Trânsito Urbano), SEMATUR (Secretaria Municipal de Meio-Ambiente e Turismo), e das Polícias Civil e Militar, que atuam em parceria no projeto. A Secretaria Municipal de Saúde ofereceu, entre outros serviços, a medição de pressão arterial. Já a Secretaria de Educação executou o projeto “Mobilização Social”.
VERIFICAÇÃO DE PRESSÃO ARTERIAL |
A Polícia Civil atendeu aos moradores daquele bairro, que forneceram sugestões, fizeram denúncias e também elogiaram a iniciativa da instituição. A segunda etapa do projeto focalizou o combate aos crimes sexuais contra crianças e adolescentes, tudo com o apoio do Conselho Tutelar e do Ministério Público. Ainda, no local, foram realizadas palestras visando ao enfrentamento dos crimes contra crianças e adolescentes com a participação dos moradores. De acordo com o delegado, a participação da comunidade foi fundamental para o sucesso do projeto na área. Por meio de denúncias feitas por moradores, foi possível executar a prisão de um criminoso na área. Antônio Soares da Silva é acusado de abusar sexualmente de duas meninas, de 4 e 6 anos de idade, no bairro.
POLICIAIS PERCORREM RUAS DA CIDADE |
O delegado determinou, em caráter de urgência, a instauração de inquérito policial e representou pela prisão preventiva do acusado, cujo mandado de prisão foi decretado, em tempo recorde, pelo juízo da Comarca de Jacundá, com o apoio da Promotora de Justiça da cidade. Conforme Marcos Cruz, o trabalho de combate aos crimes sexuais contra crianças e adolescente atualmente é uma das prioridades das Polícias Civil e Militar, em Jacundá, em parceria com o Conselho Tutelar. "Nos dois últimos anos, a Polícia Civil vem investigando e prendendo estupradores de crianças. Todas as denúncias são devidamente investigadas. O objetivo da Polícia é reduzir sobremaneira esse tipo de crime por meio da prisão ou identificação dos autores, que assim são colocados à disposição da Justiça, com todas as informações necessárias para um bom desenvolvimento processual", assevera o delegado. O projeto será levado a outros bairros de Jacundá.
Comentários