SISTEMA DE SEGURANÇA FORMA PROMOTORES DE POLÍCIA COMUNITÁRIA
O Sistema de Segurança Pública do Estado formou mais de 50 pessoas, entre policiais e representantes da comunidade, no curso de Promotores de Polícia Comunitária. Com duas semanas de duração, as aulas foram realizadas na Delegacia-Geral da Polícia Civil e na Seccional Urbana da Marambaia, atendendo agentes da Segurança Pública e moradores de bairros da região metropolitana de Belém e do interior do Estado. O encerramento do curso contou com as presenças do secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Luiz Fernandes Rocha; do delegado-geral da Polícia Civil, Nilton Atayde, e do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Daniel Borges. Em cada local, em torno de 26 pessoas assistiram aulas sobre assuntos como Direitos Humanos; Gestão de Qualidade em Segurança Pública; Mobilização Social e Estruturação de Conselhos.
ENCERRAMENTO DO CURSO |
A meta do curso é disseminar a filosofia de Polícia Comunitária para fomentar ações de Segurança Pública por meio da parceria das Polícias com a comunidade. O curso foi coordenado pelo Instituto de Ensino de Segurança do Pará e contou com a mobilização da comunidade feita pela Assessoria de Relações Interinstitucionais (ARIN), da Polícia Civil, em atendimento à solicitação do delegado Itamar Dantas, coordenador de Ensino Complementar do IESP. Coronel Daniel com estudante Jéssica MayaraSegundo o major bombeiro Figueiredo, do IESP, a meta é formar 45 turmas em Polícia Comunitária até o final do ano, atingindo municípios do interior do Estado, como Breves e Soure, na ilha do Marajó; Jacareacanga, oeste do Pará, e Barcarena, na região do Baixo-Tocantins, entre outros.
O encerramento do curso contou também com a presença do secretário adjunto de Inteligência e Análise Criminal, Antônio Farias, e do superintendente do Sistema Penitenciário do Pará, coronel PM André Cunha. Luiz Fernandes Rocha avaliou de forma positiva o curso e ampliou a meta do curso para a promoção da Segurança Comunitária. “Quanto mais pudermos informar a população sobre o que é o Sistema de Segurança Pública melhor poderá esclarecer a comunidade”, ressalta. Somente na Delegacia-Geral, 28 pessoas – 5 policiais militares, seis policiais civis, um bombeiro militar e 16 comunitários – concluíram o curso. A estudante Jéssica Nayara, de 19 anos, moradora do bairro do Jurunas, em Belém, foi uma das pessoas que concluiu o curso.
CORONEL DANIEL BORGES COM JÉSSICA MAYARA |
Para ela, as aulas foram muito úteis, pois mudou sua visão sobre a Polícia. “Antes, eu tinha outro pensamento sobre o que era a Polícia. Agora, adquiri uma visão nova de que a Polícia pode ser nossa parceira”, avaliou. Para a investigadora Ana Cristina Sampaio, o curso foi excelente, pois ampliou seus conhecimentos sobre Polícia Comunitária. Conforme a assessora Waldenize Braga, da ARIN, outros cursos estão sendo promovidos como resultado da parceria entre a Polícia Civil e outras organizações da área de Segurança Pública. Entre eles estão os Cursos de Brigada de Incêndio e de Primeiros-Socorros, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar, e o Curso de Formação de Aquaviários, para pilotagem de embarcações, em parceria com a Marinha. Agora, será realizado o Curso de Veículo de Emergência que terá certificação do Departamento de Trânsito do Estado.
Comentários