APREENDIDOS DOCUMENTOS EM EMPRESA E PREFEITURA DE TUCUMÃ
A Delegacia de Polícia Federal em Redenção desencadeou, nesta terça-feira (6), a Operação Boca de Lobo, no município de Tucumã, sudeste do Pará, com o empenho de policiais federais e técnicos da Controladoria Geral da União CGU para cumprimento a nove mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal.
Segundo a PF, o objetivo é desarticular uma quadrilha que comandaria um esquema de desvio de verbas públicas federais com a realização de processos licitatórios fraudados através da utilização de laranjas e empresas comandadas por parentes de servidores municipais e pessoas ligadas diretamente ao próprio prefeito municipal, assim como através da utilização de empresas de fachada.
OPERAÇÃO |
O esquema funcionou com a contratação de serviços de construção, reforma e ampliação de escolas entre os anos de 2009 a 2012, período no qual podem ter sido desviados mais de R$ 20 milhões. A maior parte desses recursos teriam sidos canalizados para a empresa Construserv, Serviços de Terraplenagem Ltda, que sempre vencia os processos licitatórios da Secretaria de Educação do Município de Tucumã.
Detectou-se ainda que várias das empresas usadas no esquema além de serem ligadas diretamente ao prefeito, contavam com representantes lotados na Secretaria Municipal de Educação, e na Procuradoria do Município, sendo tudo parte da estrutura montada para fraudar licitações e dar sustentação ao esquema de desvio de verbas públicas.
Comentários