"BOAS FESTAS": POLICIAMENTO NAS RUAS GARANTE TRANQUILIDADE NO NATAL E FIM DE ANO
A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) deu início, no último dia 14 de dezembro, à Operação “Boas Festas”. A ação integrada envolve todos os órgãos do Sistema Estadual de Segurança Pública e Defesa Social e faz parte do conjunto de ações ostensivas, preventivas e repressivas, de combate à violência e criminalidade, que serão realizadas no período das festas de fim de ano, na Região Metropolitana de Belém, municípios do interior do Estado, região das ilhas e principais balneários do Estado.
POLICIAMENTO NAS RUAS |
A Operação foi divida em duas fases (segurança nas áreas comerciais e período do reveillon) e integra os órgãos do Sistema de Segurança Pública e Defesa Social (Segup, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Superintendência do Sistema Penitenciário, Centro de Perícias Científicas “Renato Chaves” e Departamento de Trânsito do Estado do Pará), em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal de Belém, Companhia de Trânsito do Município de Belém, Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e outras secretárias municipais.
Várias ações estão sendo executadas nos centros comerciais e nos grandes corredores de Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Bárbara (Saturação, Incursão e Barreira), com policiamento ostensivo, patrulhamento com viaturas e em pontos fixos de referência para a população.
Agentes de segurança pública estão atuando nos grandes corredores de Belém como as avenidas Pedro Álvares Cabral, Senador Lemos, Pedro Miranda, Duque de Caxias, Almirante Barroso, João Paulo II, Arthur Bernardes, Júlio César e Bernardo Sayão. As equipes também realizam o trabalho de monitoramento nas áreas onde estão localizados os shopping centers e na áreas comerciais da RMB.
A operação também conta com o reforço policial das tropas especializadas da Polícia Militar (Rondas Táticas com Viaturas/Rotam, Rondas Táticas com Motos/Rocam, Esquadrão de Polícia Montada e Companhia de Policiamento com Cães) e de policiais militares das unidades que atuam no policiamento turístico, ambiental, assistencial, entre outros.
Equipes motorizadas da PM fazem o patrulhamento ao longo da BR-316, garantindo a cobertura policial nas seguintes áreas: Entroncamento até o Viaduto do Coqueiro, Viaduto até o Posto Pará Vip e da Barreira da Polícia Rodoviária Federal até o bairro Che-Guevara.
A Polícia Civil reforçou o serviço Disque Silêncio e o efetivo das delegacias e seccionais urbanas, a fim de assegurar melhor atendimento à população. As polícias realizam, ainda, operações para coibir a venda ilegal de bebidas e retirar das ruas crianças e adolescentes em situações de risco.
O Departamento de Trânsito do Pará (Detran) realiza diversas ações no trânsito: fiscalizações, rondas e operações “Trânsito sem Álcool” e “Fluidez”, além de atuar com várias equipes, com o objetivo de prevenir e combater infrações de trânsito e garantir a segurança nas vias urbanas e estradas estaduais.
Além da RMB, as equipes do órgão também estarão em Barcarena, Marudá, Bragança, Ajuruteua, Salinópolis, Mosqueiro, Marabá, Santarém, Parauapebas e Paragominas.
No período do reveillon, a ação “Boas Festas” ocorrerá do dia 28 de dezembro até o dia 2 de janeiro de 2013. A ilha de Mosqueiro contará com reforço policial durante 24 horas, desde o Furo da Marinha, que possui um posto fixo da PM, até a Praça Matriz, onde será instalado um posto móvel. O Detran vai atuar com 15 agentes e três viaturas para controlar os congestionamentos no distrito.
Salinópolis também receberá reforço policial e o trânsito será controlado por 40 agentes e oito viaturas.
Haverá policiamento 24 horas nas áreas da praia do Atalaia, no Bosquinho, Destacado, Ponta Agulha, São José, Trevo da Cidade e praça Luís Bentes. Em Bragança, haverá policiamento especial no período da “Marujada” (21 a 26 de dezembro) e a atuação das polícias se estende até a praia de Ajuruteua, com 12 agentes e duas viaturas.
Em Marudá e Marapanim, o policiamento será reforçado pelo Comando de Policiamento Regional III, da PM, e contará com o apoio de 14 agentes de trânsito e quatro viaturas do Detran. O município de Maracanã e as localidades de Algodoal e Colares também receberão um policiamento especial, com a finalidade de garantir tranquilidade e a segurança dos visitantes que procuram as ilhas durante as festas de final de ano.
Equipes do Centro de Perícias Científicas “Renato Chaves” atuam em Belém, Salinópolis, Bragança e no distrito de Mosqueiro, com reforço na Unidade Central, do órgão, especialmente nos núcleos de Crimes Contra a Vida, Contra o Patrimônio, Impressão Digital, meio Ambiente (poluição sonora) e Laboratório. O Corpo de Bombeiros vai atuar em mais de 20 municípios, incluindo 21 praias, com o apoio de 91 viaturas, e 832 guarda vidas. Quase 2.400 bombeiros ficarão de prontidão nos quartéis da corporação. Nos dias de maior movimento, o efetivo diário da Operação “Boas Festas” será de aproximadamente 5.400 agentes de segurança pública.
Comentários