A Operação Eirene, deflagrada pelo Sistema de Segurança Pública do Pará na última quinta-feira (29) e prevista para terminar na terça-feira (4), deverá ser prorrogada por mais alguns dias, informou na tarde desta segunda-feira (3) o coronel Hilton Benigno, comandante do Policiamento da Capital. Segundo ele, o motivo da prorrogação é o sucesso do trabalho. “O índice de criminalidade nos 10 bairros onde a operação está acontecendo diminuiu muito, daí a nossa decisão. Mas ainda não definimos exatamente até quando ela vai ocorrer”, disse ele.
Até as 15h desta segunda-feira, a operação havia contabilizado quase 9 mil abordagens, das quais 3,6 mil a pessoas; 2,8 mil a motocicletas; 1,2 mil a bicicletas; cerca de mil a carros e 150 a ônibus.
 |
APREENSÕES |
Também foram vistoriados pelos agentes que atuam na operação 28 embarcações; cinco portos; 118 bares (com 10 fechados); 372 casas de shows (quatro fechadas); nove motéis (cinco fechados); 189 dançarás e um cyber café.
Até agora, a "Eirene" já resultou na apreensão de 22 petecas de cocaína; 60 motos; 15 carros; 7,6 mil mídias piratas; 16 máquinas caça-níqueis; cinco televisores; dois ventiladores; uma caixa amplificada; cinco aparelhos de som; duas caixas de som; quatro estabilizadores; uma balança; três aparelhos de DVD; 10 telas de acessórios (entre os quais capa de celular, fone de ouvido, controle remoto, antena para televisão e carregador); dois revólveres (um de calibre 32 e um de calibre 22); uma espingarda; três cartuchos de munição e R$ 60,00 em espécie, além de outros itens.
 |
FISCALIZAÇÃO NO TRÂNSITO |
Durante o trabalho também foram efetuadas 13 detenções, incluindo o cumprimento de mandados de prisão; a apreensão de um menor de idade; a captura de um foragido do sistema penal e a localização de um colombiano que estava irregular no país.
De acordo com o coronel Hilton Benigno, cerca de 600 agentes atuam na operação em regime de revezamento, entre homens das polícias Civil e Militar, Detran (Departamento de Trânsito do Pará), Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, Corpo de Bombeiros Militar, Superintendência do Sistema Penal (Susipe) e Grupamento Fluvial (GFlu). Também acompanha as ações uma equipe do Juizado da Infância e da Juventude. A Prefeitura de Belém atua com órgãos como a Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel), Guarda Municipal e Secretaria Municipal de Economia (Secon).
Comentários