PARÁ GANHA ESPECIALISTAS EM SEGURANÇA DE AUTORIDADES
O Pará ganhou, nesta sexta-feira (30), 43 novos especialistas em segurança de autoridades, entre policiais militares e agentes de segurança civis. Eles participaram, durante onze dias, do II Curso de Especialização em Segurança de Autoridades, ofertado pelo governo do Estado, pela Casa Militar. A cerimônia de encerramento ocorreu à tarde, na sede do Comando Geral da Polícia Militar (PM), com a participação dos alunos, familiares e autoridades civis e militares.
Ao todo, fizeram o treinamento 56 pessoas, das quais 43 são do Pará, a maioria policiais militares. Seis vieram do Amapá, dois são do Paraná e cinco, agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
POLICIAIS MILITARES DO PARÁ |
O objetivo da capacitação era especializar policiais e agentes de segurança em geral a desempenhar funções de proteção a chefes de Estado e outras autoridades, por meio de técnicas e conhecimentos específicos.
“Com a conclusão do curso, nós, agentes, estamos aptos a atuar na segurança não só de chefes de Estado, como artistas e VIPs em geral”, disse o major PM Luís Henrique Mendonça, concluinte e orador da turma. “Certamente, o que aprendemos aqui foi o que há de mais atualizado e moderno no que se refere à segurança de autoridades no Brasil e no mundo, portanto, foi uma grande oportunidade”, comemorou o capitão PM Mário Oliveira, outro novo especialista.
Durante o curso, os agentes estudaram disciplinas como medicina de emergência, resgate aquático, tiro aplicado, direção tática, escolta a pé e motorizada, etiqueta social e técnicas de sobrevivência em ambientes rurais e na selva. “Durante a ocorrência desse curso, nós pudemos acompanhar as notícias sobre os momentos difíceis que pelo menos dois Estados brasileiros passaram em relação à segurança. E, infelizmente, muitos agentes desses locais tiveram suas vidas ceifadas. Isso nos faz pensar que, em em nossa condição, precisamos estar cada vez mais atentos e com a técnica aperfeiçoada, pois as dificuldades são grandes. Daí a importância desse curso, cuja primeira edição aconteceu há seis anos.
Felizmente, conseguimos oferecer uma segunda turma, com conteúdo atualizado e moderno”, destacou o chefe da Casa Militar, coronel PM Fernando Noura.
Também participaram da cerimônia o corregedor geral da PM, coronel PM José Vicente Braga; a representante do Corpo Militar de Saúde, tenente-coronel PM Elizeth Braga; o diretor administrativo da Casa Militar, tenente-coronel PM Mauro Barbas da Silva; e o chefe da Casa Militar da Assembleia Legislativa do Estado, coronel PM Osmar Nascimento, entre outras autoridades.
Comentários