CACHOEIRA DO ARARI (PA): INAUGURADA NOVA UNIDADE INTEGRADA DE POLÍCIA

O Governo do Estado, por meio do Sistema Integrado de Segurança Pública e Defesa Social do Pará, inaugurou, neste sábado, 13, a nova Unidade Integrada Pró Paz (UIPP), no município de Cachoeira do Arari, no arquipélago do Marajó. O evento reuniu dezenas de moradores, políticos, representantes comunitários e autoridades da área de Segurança Pública, sob presidência do titular da Segup, Luiz Fernandes Rocha. É a primeira, depois de décadas, que a cidade dispõe de um prédio policial moderno e climatizado, em que estarão presentes as Polícias Civil e Militar, e haverá serviços nas áreas de Assistência Social e Psicologia. O delegado-geral da Polícia Civil, Rilmar Firmino, detalha que a obra foi resultado de mais de R$ 700 mil em investimentos, incluindo a construção, a instalação de móveis novos, sistema de informática e comunicação, e viatura. 

Governo do Pará inaugura nova Unidade Integrada Pró Paz em Cachoeira do Arari
NOVA UIPP
Ainda, durante a solenidade, foi feita a entrega de uma lancha às Polícias para o combate aos crimes na região ribeirinha do município, que tem mais de 22 mil habitantes, a maioria residente na zona rural. A nova UIPP vai substituir a atual Delegacia de Cachoeira do Arari, que estava instalada em uma casa alugada, em condições precárias. A solenidade de inauguração, contou com a banda formada por jovens, da Associação Musical "João Viana" (Anjov), projeto apoiado pela Prefeitura de Cachoeira do Arari. Houve ainda a ornamentação do novo prédio com amostras de quadros e peças artesanais que compõem o acervo do Museu do Marajó, referência em artesanato na região. 

INAUGURAÇÃO
Para o delegado Arilson Caetano, que responde pela unidade policial de Cachoeira do Arari, a nova UIPP vai contribuir para reduzir o tempo de espera dos moradores da cidade pela resposta das Polícias. "A meta é que a nova unidade seja a referência da população para pedir qualquer apoio policial, pois ali estarão integradas as duas Polícias", explica, ao citar o telefone da unidade policial (91 3758-1293), para receber acionamentos em prol da proteção e defesa da comunidade durante 24 horas por dia. 

Ao todo, nove Unidades Integradas Pro-Paz (UIPPs), semelhantes a de Cachoeira do Arari, já foram construídas, desde 2011, em Alter-do-Chão, em Santarém; Mojuí dos Campos; Porto de Moz; Viseu; Terra-Firme, em Belém; Cumaru do Norte; Santa Bárbara do Pará; São Sebastião da Boa Vista, no Marajó, e agora Cachoeira do Arari. Outras 15 UIPPs estão com obras em execução, em Almeirim, Belém (Tapanã), Jacareacanga, Novo Repartimento, Ourém, Palestina do Pará, Piçarra, Placas, Santarém e São Miguel do Guamá. A meta é que 30 UIPPs, no total, sejam construídas até o final do próximo ano, todas já planejadas e com orçamento garantido pelo Governo do Estado. 

Na opinião da funcionária pública municipal, Leonela Câmara de Oliveira, 28 anos, que mora desde a infância no município, a construção de uma nova unidade de Polícia foi excelente para a cidade. Ela tem a expectativa de que os novos serviços a serem implantados no local ajudem a melhorar a vida da população. "Espero que com a integração entre as duas Polícias, os registros de violência, que já melhoraram, venham a cair ainda mais no município", salienta. 

A inauguração da nova unidade policial, contou com as presenças do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Daniel Borges; do diretor de Polícia do Interior, Silvio Maués; dos delegados Arilson Caetano e Luciano Cunha, da Superintendência Regional dos Campos do Marajó; do coronel Zildomar Saruby, comandante da PM na Região dos Campos do Marajó; do secretário de Trabalho, Emprego e Renda, Celso Sabino; do deputado federal, Nilson Pinto; do prefeito municipal, Benedito de Vasconcelos Filho; da prefeita de Ponta de Pedras, Consuelo Castro; além de policiais do GMAF (Grupamento Marítimo e Fluvial), sob comando do delegado Dilermando Dantas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8 DE MARÇO: O DIA EM QUE A EURODANCE PERDEU UM DE SEUS GRANDES ARTISTAS

PROCURADO POR USO DE NOTAS FALSAS

HISTÓRIA MUSICAL - 3 DE FEVEREIRO E "O DIA EM QUE A MÚSICA MORREU"