POLÍCIA CIVIL FORMA 25 PROFISSIONAIS EM CURSOS DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO
A Polícia Civil, por meio da Academia da Polícia Civil (Acadepol), formou, nesta sexta-feira (5), 25 profissionais da área de Segurança Pública, entre policiais civis e militares, e um servidor da Secretaria Municipal de Meio-Ambiente de Belém (SEMMA), que participaram, durante duas semanas, dos cursos de Formação de Instrutores de Armamento, Munição e Tiro Policial, e de Capacitação para Atuação na Área de Polícia Administrativa e Meio-Ambiente, realizados no Instituto de Ensino de Segurança do Pará (IESP), em Marituba, na Grande Belém. O evento de entrega de certificados de conclusão dos cursos foi realizado no auditório da Delegacia-Geral da Polícia Civil, com as presenças do delegado-geral da Polícia Civil, Rilmar Firmino; da delegada-geral adjunta, Christiane Lobato; dos diretores da Polícia Civil, representantes do IESP, da Acadepol e dos formados.
FORMATURA |
Foi a primeira vez que a Polícia Civil forma policiais no curso de Formação de Instrutores de Armamento, Munição e Tiro Policial.
A turma contou com 11 policiais, oito civis e três militares, que estão aptos a trabalhar como instrutores para novos policiais no IESP e na qualificação de policiais que estão na ativa para manuseio de armas de fogo e munição. Esses instrutores já poderão atuar na formação dos novos policiais que irão entrar na Polícia Civil por meio de concurso público ainda este ano. Já o curso de Capacitação para Atuação na Área de Polícia Administrativa e Meio-Ambiente formou 14 profissionais, dos quais 11 policiais civis, dois policiais militares do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e um técnico da SEMMA.
O curso habilitou os alunos a trabalhar na fiscalização de locais de diversão pública, como por exemplo, bares e boates. Os cursos fazem parte do programa de Governo de Valorização do Servidor Público e estão no planejamento da Polícia Civil para 2013.
Na formatura, o delegado Jarson Santos, da Polícia Civil de Breves, na ilha do Marajó, falou em nome da turma do curso de Formação de Instrutores de Armamento, Munição e Tiro Policial. Para ele, o curso deu oportunidade para que os policiais pudessem trocar experiências e mesclar a teoria à prática. "O curso não se encerra aqui. Nós, instrutores, precisamos nos manter atualizados senão o que aprendemos no curso vai se esvair", ressalta.
Para o delegado Dilermano Tavares, que concluiu o curso de Capacitação para Atuação na Área de Polícia Administrativa e Meio-Ambiente, os resultados do curso irão se refletir na prestação cada vez melhor de serviços à sociedade paraense. Segundo a diretora da Acadepol, delegada Liane Martins, ao longo de 2013, serão formadas seis turmas de Capacitação para Atuação na Área de Polícia Administrativa e Meio-Ambiente, com 20 policiais em média por turma, que serão formadas mensalmente. Ela explica que a meta é formar mais turmas de instrutores até setembro de 2013.
Comentários