POLÍCIA CIVIL SEDIA PALESTRAS SOBRE COMBATE À HOMOFOBIA
O combate à homofobia no Estado do Pará será tema de um ciclo de palestras a ser realizado, nesta terça-feira, 14, na sede da Delegacia-Geral da Polícia Civil, em Belém. O evento, que acontece no auditório do bloco C, de 14h às 18 horas, é o primeiro de uma programação alusiva ao Dia Internacional de Combate à Homofobia celebrado no próximo dia 17 de maio. O objetivo é humanizar e aprimorar os policiais civis para o atendimento ao público. Durante a programação, os policiais civis irão discutir a temática da diversidade sexual.
Com o título “Enfrentamento à Homofobia: Questões e Desafios”, o evento vai debater a "Despatologização da homossexualidade", "conceitos diversos referentes às sexualidades", "legislação aplicada à temática" e a "Atualização das ocorrências policiais com a temática das diversidades sexuais".
O delegado Vicente Costa, titular da Diprev, explica que os policiais civis receberão orientações diversas sobre identificação de gênero e sobre motivação de crime homofóbico, entre outras abordagens.
A organização do evento é da Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAV), em parceria com a Diretoria de Prevenção Social da Violência e da Criminalidade (Diprev), da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Academia da Polícia Civil (Acadepol) e Comitê Gestor do Plano Estadual de Segurança Pública de Combate a Homofobia.
Outras ações policiais alusivas à programação foram realizadas, no final da semana passada, quando aconteceu a operação denominada "Cinderela", em parceria da Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal. Os agentes efetuaram fiscalizações na rodovia BR-316, e em outras vias públicas da região metropolitana de Belém, visando combater e prevenir crimes sexuais. Locais, como bares e casas noturnas, foram revistados.
TELECONFERÊNCIA A programação terá continuidade na quinta-feira, dia 16, de 9 horas às 10h30, quando os policiais civis assistirão, por meio da internet, a uma teleconferência sobre o combate à homofobia. O acesso às palestras poderá ser visto, de qualquer local do mundo, pelo endereço eletrônico: www.protv.pa.gov.br. A programação será resultado de uma parceria entre a Polícia Civil e a Prodepa (Empresa de Processamento de Dados do Pará). Serão abordados assuntos diversos na teleconferência, como conceitos referentes à sexualidade e à maneira adequada de registrar ocorrências policiais relacionadas à temática. Os policiais civis estarão no auditório A da Delegacia-Geral, de onde serão transmitidas as palestras.
Comentários