POLÍCIA CIVIL VAI APURAR ESCAVAÇÃO DE TÚNEL DE 10 METROS EM PRESÍDIO ESTADUAL
A Corregedoria da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) vai instaurar procedimento administrativo, e também solicitará a instauração de inquérito policial para apurar a escavação de um túnel com cerca de 10 metros de comprimento, encontrado nesta segunda-feira (20) no Presídio Metropolitano I (PEM I). O túnel foi descoberto durante mais uma revista, planejada pelo Serviço de Inteligência da Susipe, em três unidades prisionais do Complexo de Marituba, município da Região Metropolitana de Belém. A operação Sentinela Marituba aconteceu nos Presídios Metropolitano I, II e III, em parceria com o Comando de Missões Especiais (CME) da Polícia Militar.
A escavação encontrada no PEM I interligava três, das 24 celas do Pavilhão “D”, à área externa da unidade prisional, em direção a um cemitério particular.
O Pavilhão tem 12 celas inferiores e 12 superiores, que abrigam cerca de 60 detentos. Além do túnel, os internos também quebraram a parede de uma das celas e danificaram o piso da parte superior, onde a terra retirada da escavação estava sendo guardada para evitar suspeitas.
Do total de presos do Pavilhão “D”, 40 internos já foram transferidos para o Centro de Recuperação Pará III (CRPP3), para cumprimento de medida disciplinar. Todo o bloco carcerário foi interditado para realização dos serviços de manutenção e reparos nas celas, serviço que deve ser concluído em três dias.
No balanço final da Operação Sentinela Marituba, além do túnel no PEM I, foram apreendidos 12 celulares, 13 carregadores e cerca de 70 estoques (armas brancas, de fabricação artesanal) nas três unidades do Complexo Penitenciário de Marituba. Não foi encontrada nenhuma droga com os detentos. Na semana passada, a Operação Sentinela Americano apreendeu 50 celulares nas três unidades prisionais do Complexo Penitenciário de Americano.
A ação policial começou por volta das 7 h e terminou já no final da tarde. Cerca de 60 homens da Polícia Militar e 60 agentes da Susipe, além do Serviço de Inteligência do órgão, participaram da ação. Não houve nenhum confronto com os internos.
Comentários