POLÍCIA CIVIL PROMOVEU ATENDIMENTOS A CÃES E GATOS NO FINAL DE SEMANA
A Polícia Civil, por intermédio do Projeto Sala Verde Ambiente Seguro, promoveu, neste sábado, dia 15, a programação da Ação Animal 2013, em que foram prestados diversos atendimentos a cães e gatos, como consultas veterinárias; vacinação; castração; distribuição de ração e feira de adoção de animais domésticos. Mais de 100 animais domésticos foram atendidos, entre 8 horas da manhã e 14 horas, na sede da DEMA (Divisão Especializada em Meio-Ambiente), na rodovia Augusto Montenegro, km-1, número 155, bairro da Marambaia. A ação foi resultado da DEMA com o Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura de Belém, Universidade Federal Rural da Amazônia, Juizado Especial do Meio Ambiente, Exército Brasileiro, Associação de Defesa e Proteção Animal (Asdepa) e a Organização Não-Governamental GARRA (Grupo de Ajuda em Resgate e Recuperação de Animais).
AÇÃO ANIMAL |
A Ação Animal é uma programação que já é realizada pelo terceiro ano seguido sob coordenação da DEMA. No auditório da Divisão, as crianças participaram da ações educativas, com pinturas e jogos, sobre maus-tratos aos animais. A Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) promoveu consultas veterinárias a cães e fatos feitas por alunos do curso de Medicina Veterinária. O Centro de Controle de Zoonoses, da Prefeitura de Belém, ministrou em torno de 120 vacinas. O evento foi realizado em alusão ao Dia Mundial do Meio-Ambiente, em 5 de junho.
A delegada Teresa Macedo, coordenadora do Projeto Sala Verde Ambiente Seguro, explica que o principal objetivo é conscientizar os donos dos animais domésticos sobre os cuidados e para evitar os maus-tratos. O crime não se caracteriza apenas pela agressão física ao animal. "Não dar alimentação, deixar de levar o animal ao atendimento médico veterinário adequado e deixá-lo em local inadequado caracterizam maus-tratos", detalha, ao reforçar que o crime é passível de autuação, conforme a lei de crimes ambientais, e o dono dono do animal poderá responder a processo na Justiça.
Comentários