CURIONÓPOLIS (PA): POLÍCIA CIVIL EXPEDE MAIS DE 500 CARTEIRAS DE IDENTIDADE

A Caravana Pro Paz Cidadania passou na sexta-feira (26) pelo 17º município da região sudeste do Pará atendido pelo mutirão, que leva emissão de documentos e atendimento jurídico gratuito à população. A procura pelos serviços foi grande na Escola Estadual Almir Gabriel, em Curionópolis, onde, durante todo o dia, foram registrados 1.739 procedimentos, entre os quais 502 emissões de Carteiras de Identidade; 492 fotografias; 321 CPFs; 258 Carteiras de Trabalho; 98 atendimentos jurídicos e mais 68 Certidões de Nascimento. 

EMISSÃO DE CARTEIRA DE IDENTIDADE
De acordo com a papiloscopista Rosa Ramos, da Polícia Civil, a grande demanda pelas Carteiras de Identidade pode ser em função da falta de identificador – profissional responsável por esse tipo de trabalho – no município. “Sem o identificador é impossível emitir esse documento. Hoje, além dos nossos identificadores que trabalham no mutirão, estamos contando com a ajuda de uma profissional do município vizinho de Eldorado do Carajás, que nos apoia como voluntária. É necessário que todos os municípios façam um convênio com o governo do Estado para garantir a presença desse profissional”, ressaltou Rosa Ramos. 

ATENDIMENTO AO PÚBLICO
Segundo ela, a Caravana a Polícia Civil trabalha com 16 pessoas, cuja principal atividade é a identificação da população. “Em todos os municípios estabelecemos a meta de 500 Carteiras de Identidade por dia de atendimento, e, em todos, este número foi cumprido. Esse trabalho é importante até para ajudar no combate ao crime, pois, a partir do momento em que a pessoa entra no nosso cadastro, ela é mais facilmente encontrada”, destacou. 

ATENDIMENTO JURÍDICO
Oportunidade - A lavradora Maria da Paz do Carmo, 27 anos, moradora de Curionópolis, procurou a Caravana em busca da Carteira de Identidade. Com a primeira via rasurada, ela já estava tentando há três anos conseguir a renovação do documento. “Para resolver qualquer coisa no banco ou nos serviços de saúde, a Carteira de Identidade é fundamental. E como aqui no município não está acontecendo esse serviço, eu não sei como conseguiria se não fosse o trabalho do Pro Paz”, frisou. Quem também aproveitou a ação foi a estudante Jorkeanny Morais, 16 anos. 

Mãe de uma criança de sete meses, ela pensa em terminar os estudos e conseguir um emprego. Para isso, precisava das carteiras de Identidade e de Trabalho, documentos que nunca teve. “Aqui no município é muito difícil conseguir esses documentos. E como eu estava sem condições de procurar em outra cidade, até por causa do meu bebê, preferi esperar pela Caravana”, ressaltou. A mesma atitude teve a dona de casa Lana Reis, 30 anos. 

LAVRADORA MARIA DA PAZ
Com três filhos pequenos - o mais novo com apenas cinco meses -, ela precisava da Carteira de Identidade para se inscrever em um programa social de transferência de renda. “Os meus dois primeiros filhos já estão cadastrados no programa, mas o meu caçula ainda não, e eu não estava conseguindo porque a minha Carteira de Identidade está estragada. Agora, com a ação, vou poder ter a segunda via, e assim resolver meu problema. Esse tipo de iniciativa é muito bom”, afirmou. A próxima cidade a receber a Caravana é Eldorado do Carajás, onde o atendimento acontecerá neste domingo (28), das 8 às 17 horas, na Escola Estadual de Ensino Médio “Francilândia”. Texto: Elck Oliveira - Secretaria de Estado de Comunicação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8 DE MARÇO: O DIA EM QUE A EURODANCE PERDEU UM DE SEUS GRANDES ARTISTAS

PROCURADO POR USO DE NOTAS FALSAS

HISTÓRIA MUSICAL - 3 DE FEVEREIRO E "O DIA EM QUE A MÚSICA MORREU"