MAIS DE 4 MIL ATENDIMENTOS FORAM PRESTADOS EM PARAUAPEBAS
Mais de quatro mil pessoas foram atendidas, neste sábado (20), domingo (21) e segunda-feira (22), no município de Parauapebas, sudeste do Estado, pela Caravana Pro Paz Cidadania, que está, desde o último dia 17 de junho, levando serviços de emissão de documentos e atendimento jurídico gratuito à população da região.
Ao todo, nos três dias, foram emitidas 1.574 carteiras de identidade e de 621 de trabalho, 850 fotografias, 677 CPFs e 92 certidões de nascimento. Também foram feitos 213 atendimentos jurídicos. Crianças, jovens, adultos e idosos puderam tirar ou renovar algum documento e ainda resolver pendências jurídicas, como reconhecimento de união estável, expedição de atestado de óbito e certidão de nascimento extemporânea. “Estamos muito felizes porque alcançamos todas as nossas metas aqui em Parauapebas”, disse o coordenador da Caravana, Vagno Silva.
EMISSÃO DE CARTEIRA DE IDENTIDADE |
O representante da prefeitura local, José Omar Arrais, explicou que, por ser um município que recebe diariamente um grande fluxo migratório, Parauapebas tem uma grande demanda reprimida por emissão de documentos, embora o poder municipal tenha um departamento para cuidar especificamente da questão.
“Iniciativas como essa nos deixam felizes porque vemos nos rostos das pessoas a alegria em saber que, a partir daquele momento, elas se tornam cidadãs. Este é um trabalho do governo do Estado que merece todo o nosso reconhecimento, porque a gente sabe da importância e a seriedade com que o poder estadual trata esse serviço”, ressaltou.
Para o presidente da Câmara Municipal, Josineto Feitosa, o Governo do Pará tem se mostrado bastante sensível às demandas apontadas pelos municípios do interior do Estado. “Ao longo da nossa história, sempre tivemos dificuldade com essa questão aqui no município, por isso, nos últimos meses, temos ido a Belém e conversado com os membros do governo do Estado para que ações como essa pudessem ser trazidas para cá. O serviço é muito importante, porque a documentação é o primeiro passo para que o nosso povo possa se qualificar e entrar no promissor mercado de trabalho que se apresenta hoje no município”, frisou.
Com apenas 25 anos de emancipação política, Parauapebas tem mais de 200 mil habitantes, segundo estimativas da prefeitura local, e é responsável pelo segundo maior Produto Interno Bruto (PIB) do Estado – no valor de R$ 15,9 milhões –, ficando atrás apenas de Belém (R$ 17,9 milhões). Por isso, muita gente é atraída para a região em busca de oportunidades de emprego, conforme apontam os gestores municipais.
É o caso da jovem Maria do Remédios Rocha, 17 anos.
Maranhense da cidade de Santa Luzia, ela mora há seis meses em Parauapebas, e aproveitou a Caravana para pegar a carteira de trabalho. “Lá onde eu morava não tinha esse serviço, mas agora, com essa oportunidade, decidi tirar a minha carteira para poder procurar um emprego assim que eu completar 18 anos”, contou.
Nesta quarta-feira (24), a Caravana Pro Paz Cidadania chega ao município de Canaã dos Carajás. Cerca de 50 servidores trabalham na ação, que envolve o Pro Paz, Polícia Civil, Defensoria Pública e as secretarias de Estado de Assistência Social (Seas) e de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh).
Texto:
Elck Oliveira - Secom.
Comentários