POLÍCIA CIVIL INICIA NOVA TURMA DE CAPACITAÇÃO DE IDENTIFICADORES CIVIS E CRMINAIS
A Polícia Civil iniciou, nesta segunda-feira, 26, a primeira turma do Curso de Capacitação de Identificadores Civis e Criminais, no segundo semestre de 2013. São cerca de 20 servidores públicos de municípios do interior do Pará, na maioria, da região do Baixo e Médio Amazonas. Eles participarão das aulas, na Delegacia-Geral, em Belém, durante duas semanas. O curso é coordenado pela Academia da Polícia Civil (Acadepol) e visa preparar os servidores municipais, que atuam em Prefeituras conveniadas com a Polícia Civil, para prestar à população dos municípios os serviços de confecção da carteira de identidade e fazer pesquisas no sistema de informações criminais.
CURSO DE IDENTIFICADORES |
Desde o início do ano, a Polícia Civil do Pará já capacitou 125 servidores públicos para atuarem como identificadores no Pará.
Todos os servidores estão capacitados a exercer a atividade de identificador, em que atenderão ao público nos Postos de Identificação e Prefeituras no interior, para coleta dos dados pessoais e impressões digitais dos cidadãos para emissão da carteira de identidade. Segundo o diretor de identificação da Polícia Civil, perito papiloscopista Ricardo Paula, os servidores municipais retornarão aos seus municípios com material de confecção de carteiras de identidade, como prontuários de identificação civil. Além de prestar o serviço de emissão de carteiras de identidade, os identificadores serão habilitados a fazer a prestação de informações criminais nos municípios.
Durante o período do curso, os servidores públicos municipais terão aulas sobre emissão de carteiras de identidades, por meio das disciplinas: identificação civil, qualidade no atendimento público, necropapiloscopia (coleta de impressão digital de mortos), identificação criminal e redação técnica. Todos passaram por estágio supervisionado no prédio da Diretoria de Identificação “Enéas Martins” (DIDEM), em Belém. A previsão é de serem formadas mais duas turmas do curso no segundo semestre. A meta é que todas as futuras Delegacias, chamadas de Unidades Integradas Pro Paz (UIPP), a serem inauguradas no Pará, tenham a presença do identificador, no prédio, para prestar o serviço de emissão de documentos de identidade e de identificação criminal.
Comentários