POLÍCIA CIVIL PROMOVE EMISSÃO GRATUITA DE CARTEIRAS DE IDENTIDADE PARA PESSOAS IDOSAS EM BELÉM

A Polícia Civil deu continuidade, nesta qunta-feira, 10, aos atendimentos prestados às pessoas idosas para emissão de carteiras de identidade, iniciados no último dia 1º de outubro, na praça da Batista Campos, onde foi realizada uma ação social em homenagem ao dia da pessoa idosa. Sob coordenação da Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAV), em parceria com a Diretoria de Identificação e da Assessoria de Relações Interinstitucionais (Arin), a ação atendeu, na Delegacia-Geral, durante a manhã, 30 idosos previamente cadastrados, no dia 1º, para obter gratuitamente o documento. A delegada Simone Edoron, titular da DAV, explica que são previstos 100 atendimentos em dois dias da programação, que prossegue nesta sexta-feira. 

Ação da Polícia Civil
ATENDIMENTO A IDOSOS
Os idosos foram recepcionados com um café-da-manhã servido no hall de entrada do auditório da Delegacia-Geral. A maioria deles estava precisando atualizar a carteira de identidade, por causa de deterioração. Foi o caso da dona-de-casa Cléa Maria Sousa Pires, 62 anos, que estava precisando tirar a segunda via do documento. Moradora no bairro da Cidade Velha, ela conta que, devido a sua carteira de identidade estar apagando, estava com dificuldades para abrir um crediário em uma loja. "Não dava para ver a data de emissão da carteira de identidade e a foto está apagada", conta. 

Ele conta que esteve no dia 1º, na praça Batista Campos, onde se cadastrou para solicitar o documento. Na semana passada, ela recebeu telefonema da Polícia Civil solicitando que comparecesse nesta quinta-feira para obter o documento. Outra pessoa atendida foi a senhora Maria das Graças Bentes Lopes, de 64 anos, que veio solicitar a terceira via do documento. Ela também estava com problemas para abrir conta bancária e comprar passagem aérea porque sua carteira de identidade é antiga e já está apagando. Residente no bairro da Pedreira, ela também se cadastrou, na ação da Polícia Civil, na praça Batista Campos. "Agora minha vida vai melhorar muito com o novo documento", festeja. 

Já o aposentado Tito Gontram, 77 anos, que mora em Batista Campos, conta que perdeu sua carteira de identidade, no final do ano passado, e que andava com uma cópia do documento. Com a ação da Polícia Civil, ele já vai obter um novo documento. Conforme a delegada, três idosos que não tem condições de locomoção foram cadastrados para receber o atendimento domiciliar. "Basta que nos enviem um representante para que agendar o atendimento em casa", explica. 

A policial civil ressalta que a emissão dos documentos faz parte das ações da Polícia Civil, que visam garantir o atendimento prioritário aos idosos. No último dia 1º, a Polícia Civil homenageou os idosos com a promoção de saúde e cidadania. Ao todo, cerca de 500 pessoas que passaram pela praça Batista Campos, foram atendidas, durante seis horas, com emissões gratuitas de 200 carteiras de identidade, para pessoas com mais de 60 anos, e exames de glicemia e pressão arterial. O trabalho foi desenvolvido por policiais civis e especialistas da Secretaria de Saúde Municipal de Belém.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8 DE MARÇO: O DIA EM QUE A EURODANCE PERDEU UM DE SEUS GRANDES ARTISTAS

PROCURADO POR USO DE NOTAS FALSAS

HISTÓRIA MUSICAL - 3 DE FEVEREIRO E "O DIA EM QUE A MÚSICA MORREU"