PARÁ É O DÉCIMO ESTADO QUE MAIS EMITE CARTEIRAS DE IDENTIDADE NO BRASIL
ANTÔNIO RICARDO PAULA |
A Polícia Civil do Estado do Pará ocupa a décima colocação entre as Polícias Civis estaduais que mais emitem carteiras de identidade no Brasil. A informação foi divulgada no início da semana pelo diretor de Identificação da Polícia Civil do Pará, Antônio Ricardo Paula. De acordo com ele, em 2013 foram expedidos 281.549 documentos em todo o Estado, gerando uma média de 25 mil atendimentos por mês. “Esses números expressivos são resultado da política de cidadania do Governo do Estado, através da Polícia Civil, que tem aumentado cada vez mais o atendimento de cidadania, segurança pública e inclusão social no Pará. A prova disso é que atualmente estamos com cerca de 140 postos de identificação em todo o Estado”, explica o diretor de Identificação da Polícia Civil.
Além dos pontos presenciais, onde não há a necessidade de agendamento, o Estado conta com cinco postos de atendimento de identificação exclusivamente por agendamento eletrônico. Para agendar a emissão da carteira de identidade basta acessar o site da Polícia Civil na internet, através do www.policiacivil.pa.gov.br e escolher o local mais próximo. “A partir desse procedimento, o sistema vai gerar um protocolo indicando o dia e a hora do atendimento. A ideia é evitar filas e facilitar a vida do cidadão”, afirma Zenon Bajluk, coordenador da Estação Cidadania do Guamá. O local, que só atende quem faz o agendamento eletrônico, registra uma média de 50 atendimentos por dia.
ATENDIMENTO EM POSTO DE IDENTIFICAÇÃO |
Antônio Ricardo Paula, diretor de identificação
Antônio Ricardo Paula, diretor de identificação
Para a retirada da carteira de identidade são necessários os seguintes documentos: certidão de nascimento (no caso de pessoa solteira) ou de casamento; original ou cópia devidamente autenticada; duas fotografias 3X4 recentes e qualquer documento usado como comprovante de residência, como conta de luz, água ou telefone, que esteja em nome da pessoa ou de parente. A emissão da segunda via do RG é gratuita apenas para casos de roubo ou furto. Durante o atendimento é necessária a apresentação do Boletim de Ocorrência.
Abaixo, conheça os locais de expedição da carteira de identidade na Grande Belém:
- POSTOS QUE ATENDEM POR AGENDAMENTO ELETRÔNICO:
Posto Central de Identificação Civil – Anexo da Delegacia Geral (avenida Magalhães Barata, n° 209. Bairro: Nazaré. Ao lado do Colégio Gentil Bittencourt - 4006-9058
Posto de Identificação da Unidade Integrada Pro Paz - Terra Firme (rua Celso Malcher, n° 920. Bairro: Terra-Firme)
Posto do projeto Estação Cidadania do Guamá (antigo Saci) (avenida José Bonifácio, n° 2.308, entre passagem Paulo Cícero e avenida Barão de Igarapé-Miri, bairro do Guamá - 4009-2750. Atendimento de 8 às 17 horas (de segunda a sexta-feira)
Posto do projeto Estação Cidadania do Jurunas (rua São Silvestre, nº 1.300, esquina com Rua Tupinambás, bairro do Jurunas - (91) 3224-3790). Atendimento diário de 8h às 14 horas
Posto de identificação da Seccional Urbana de Marituba (rua Cláudio Barbosa da Silva, s/nº, bairro Centro, Marituba - 3256-2248)
Posto da Unidade Integrada Pro Paz - Distrito Industrial (Avenida Zacarias de Assunção, próximo ao pórtico de entrada da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Pará (CDI), em Ananindeua).
Posto de Identificação de Marabá, localizado no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SACI) (Folha 32, Quadra 07, Lote 02, bairro Nova Marabá)
- POSTOS QUE ATENDEM SEM AGENDAMENTO (POR ORDEM DE CHEGADA):
Núcleo de Apoio ao Cidadão da Câmara Municipal de Vereadores (Travessa Curuzu, nº 1.950. Bairro: Marco. Altos da CREDBEM - 3226-4700
Centro de Atendimento ao Cidadão da Assembleia Legislativa do Pará (rua do Aveiro, nº 130. Bairro da Cidade Velha - 3213-4257/3213-4230/3213-4262)
Posto do Projeto Cidadão da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Travessa Castelo Branco, n° 1.029, entre Avenidas Governador Magalhães Barata e Gentil Bittencourt, bairro de São Braz - 3073-2825 / 3073-2837 / 3073-2838)
Posto de Identificação Civil do distrito de Icoaraci (travessa Souza Franco, em frente à Praça Moura Carvalho. Distrito de Icoaraci. Sede da Delegacia de Crimes Contra o Patrimônio - 3283-7433)
Posto de Ananindeua na Casa do Cidadão (rodovia BR-316, bairro Centro, em frente à primeira passarela de Ananindeua)
Posto de Identificação do distrito de Outeiro (rua Franklin de Menezes, nº 10, sede da delegacia de Outeiro - 3267-1291)
Posto de Identificação do distrito de Mosqueiro (avenida 16 de Novembro, s/n°. Distrito de Mosqueiro. Sede da Seccional Urbana de Mosqueiro - 3771-1414)
Posto de Identificação Civil na Avenida Zacarias de Assunção, em frente à Câmara Municipal de Vereadores, em Ananindeua. Atendimento de segunda à sexta-feira, de 8 da manhã às 14 horas.
- EXPEDIÇÃO DE CARTEIRAS DE IDENTIDADE NO INTERIOR DO PARÁ
A Diretoria de Identificação dispõe de 138 postos para emissão do documento em 144 municípios do Estado instalados nas Delegacias e sedes de Prefeituras Municipais.
Com informações da Agência Pará de Notícias/ Governo do Estado.
Comentários