POLÍCIA CIVIL REFORMULA SERVIÇO DE POLÍCIA INTERESTADUAL - POLINTER
A Polinter (Serviço de Polícia Interestadual) está em novo endereço. Agora, a unidade policial passa a funcionar no bloco B, 2º piso, da Delegacia-Geral da Polícia Civil, na Avenida Governador Magalhães Barata, 209, bairro de Nazaré. Responsável por manter intercâmbio permanente de informações entre a Polícia Civil do Pará e órgãos policiais da União e dos demais Estados; cumprir mandados de prisão e outras diligências solicitadas por autoridades policiais e judiciais procedentes de outros entes federados; adotar providências para a realização de diligências e capturas de criminosos, no âmbito de Estado do Pará ou fora dele; proceder ao cumprimento de cartas precatórias provenientes das autoridades policiais e judiciárias de outros Estados, instaurar inquéritos policiais, entre outras atividades, a Polinter passa por uma reforma em sua estrutura.
O diretor do Serviço, delegado Ricardo Caçapietra, explica que brevemente a Polinter passará a contar com duas coordenadorias e vai contar com bancos de dados digitais, conforme a lei 11.419/2006, que autoriza o uso de meio eletrônico na comunicação de atos e transmissão de peças processuais. As coordenadorias previstas são: Coordenadoria de Controle de Mandados de Prisão e Coordenadoria de Controle de Cartas Precatórias.
A primeira vai funcionar como uma central de mandados de prisão com comunicação direta com o Poder Judiciário e Conselho Nacional de Justiça.
Para tanto, a Coordenadoria vai contar um sistema digital, acessado via internet, no qual estarão disponíveis informações sobre mandados de prisão em processo de cumprimento ou já cumpridos. O sistema será restrito a pessoas ligadas à Polícia ou Judiciário. A Coordenadoria de Controle de Cartas Precatórias também contará com um banco de dados online. Para entrar em vigor, oficialmente, as Coordenadorias serão instituídas por meio de alterações na Lei Orgânica e Regimento Interno da Polícia Civil.
Comentários