OPERAÇÃO MINERVA CONTABILIZA DEZ PRISÕES E APREENSÕES NO BAIRRO DA SACRAMENTA
A operação “Minerva”, do Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Estado, em parceria de outros órgãos públicos de Belém, contabilizou, até o final da tarde desta quinta-feira, 27, dez prisões em flagrante e a recaptura de dois foragidos de Justiça. Drogas, como maconha e pasta base de cocaína, e um revólver com munição, foram apreendidos. A ação foi deflagrada, durante a manhã, para atender as áreas da Sacramenta e áreas adjacentes, como bairros do Barreiro e Val-de-Cães, e conjuntos Promorar, Providência e Paraíso dos Pássaros, e canal São Joaquim, canal da travessa Pirajá e Vila da Barca. Os presos e as apreensões foram apresentados na Seccional Urbana da Sacramenta, para lavratura dos procedimentos policiais.
Além das prisões e apreensões de drogas e arma, foram apreendidas 7,5 mil mídias piratas, que eram comercializadas em áreas de feiras, como na feira do Barreiro.
PRESOS |
As apreensões foram feitas pela equipe da Secretaria Municipal de Economia (Sec on), Guarda Municipal de Belém e Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan). Além do combate à pirataria, a Secon fez uma fiscalização de ordenamento do espaço público, em que bancas de venda de produtos irregulares foram retiradas de feiras livres. Dentre as ações realizadas na operação “Minerva”, policiais militares realizaram a operação Incursão, durante a qual foram realizadas prisões.
Entre elas a recaptura de dois fugitivos do Sistema Penitenciário do Estado. João Souza da Silva é foragido de Justiça, desde 2008. Já Ronilson Favacho Alves, de apelido “Bocão”, é foragido de Justiça, acusado pela autoria de um homicídio.
Ainda, no decorrer da manhã, foi apreendido um adolescente e o comparsa, de apelido “Mãozinha”, flagrados com uma quantidade de maconha. Em outra abordagem, Fernando Espinose da Costa foi detido enquanto pilotava uma moto com registro de roubo, na Avenida Senador Lemos com Travessa Mauriti, na Sacramenta. Levado à Seccional, para averiguação, foi apurado que ele havia comprado a moto de uma pessoa, que por sua vez, havia comprado o veículo do primeiro proprietário.
Durante a investigação, explica o delegado Orivaldo Barreto, diretor da Seccional, foi descoberto que o primeiro dono da moto havia vendido o veículo e registrado uma ocorrência de roubo da moto. O delegado determinou a abertura de inquérito policial para apurar o caso.
ABORDAGEM POLICIAL |
Ainda, durante a manhã, um carro roubado foi recuperado por agentes da Guarda Municipal. Em outra incursão, a PM deteve um usuário de drogas e um adolescente apontado por roubos no bairro. Em nova abordagem, policiais militares prenderam quatro homens que haviam acabado de roubar um carro, na rodovia Arthur Bernardes. No veículo, pertences das vítimas foram recuperados. Os quatro envolvidos no crime foram presos em flagrante e encaminhados à Polícia Civil para lavratura de flagrante.
À tarde, durante uma incursão, policiais militares da Ronda Tática Metropolitana (Rotam), prenderam em flagrante quatro pessoas, da mesma família, por envolvimento em tráfico de drogas. Com eles, 45 papelotes de maconha, do tipo “limãozinho”, e R$ 2 mil em dinheiro foram apreendidos.
Também foram presos Magdiel Xavier Alves, flagrado por policiais militares da ROTAM com 28 papelotes de pasta-base de cocaína, na área do canal Água Cristal, em Val-de-Cães, e Kelvin Melo dos Santos, de apelido “Nego Kelvin”, preso em flagrante com um revólver calibre 32 com duas munições. A prisão de Kelvin resultou de informações da Secretaria de Inteligência e Análise Criminal, da Segup (Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social).
A operação tem por objetivo reduzir os índices de ocorrências de crimes nas áreas, como roubos, homicídio e latrocínio (roubo seguido de morte). Também visa manter a ordem pública, o respeito ao patrimônio e ao ordenamento jurídico. Toda a concentração das forças de segurança acontece no Posto de Comando Integrado, instalado na Praça do Jaú, na Avenida Senador Lemos, na Sacramenta.
Todas as prisões e apreensões foram levadas inicialmente para o posto e depois conduzidas, para os procedimentos policiais, na Seccional da Sacramenta. Na praça, funciona uma Delegacia Móvel da Polícia Civil para efetuar registros de ocorrências policiais e ainda uma base do serviço Disque-Denúncia, fone 181, que recebe denúncias da área da operação e, no ato, encaminha as informações aos policiais para apuração.
Participam também da operação equipes da Superintendência do Sistema Penitenciário (Susipe), do Centro de Perícias Científicas “Renato Chaves”; da Companhia Especial de Policiamento Assistencial (Ciepas), da Polícia Militar, além de viaturas de resgate do Corpo de Bombeiros e veículos para o transporte de pessoas; Polícia Federal; Departamento Estadual de Trânsito (Detran); Conselho Tutelar, Prefeitura de Belém, por meio da Guarda Municipal, Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (SEMOB) e das Secretarias municipais de Economia (Secon), de Saúde/Vigilância Sanitária (Sesma), de Meio-Ambiente (Semma) e de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).
Comentários