POLÍCIA CIVIL JÁ CONTA COM NOVA DELEGACIA EM SANTA LUZIA DO PARÁ

Gestores do Sistema Estadual de Segurança Pública integraram a comitiva do governo do Estado que entregou diversas obras no município de Santa Luzia do Pará, no nordeste paraense, na sexta-feira (28). Uma das obras inauguradas pelo governador Simão Jatene foi a nova Delegacia de Polícia Civil, localizada na Travessa Manoel Gaia, esquina com a Rua Três de Maio, no bairro Centro. “As novas instalações da delegacia de polícia representam uma conquista para toda a comunidade de Santa Luzia e, em especial, para os policiais que vão trabalhar no local, que receberam um espaço humanizado, adequado e equipado para desenvolver suas atividades profissionais”, destacou o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Luiz Fernandes Rocha. Ele informou que mais de 70 unidades integradas de polícia estão sendo construídas e mais de 50 delegacias de Polícia Civil estão sendo reformadas em todo o Estado. “No caso das construções, o que considero mais importante é que estamos colocando as polícias juntas. 


Em alguns lugares também estão reunidos os militares do Corpo de Bombeiros e, em outros, agentes do Departamento de Trânsito (Detran). Então, não é só mais polícia, é uma referência de cidadania para a comunidade”, complementou. O secretário frisou que o investimento do governo em infraestrutura e mobilidade é muito grande. “O que estava faltando era o efetivo policial, mas já estamos com 2,4 mil policiais, civis e militares, em período de formação na academia. Este reforço estará efetivamente nas ruas a partir do mês de junho. É um resgate do compromisso do governador, que assumiu que cada município deste Estado terá um delegado de polícia”, assinalou, informando que um novo concurso para a área já está em fase de planejamento, no qual deverão ser ofertadas mais duas mil vagas só para a Polícia Militar. 

OPERAÇÕES No município de Castanhal, também no nordeste do Pará, o titular da Segup e o comandante geral da Polícia Militar, coronel Daniel Borges Mendes, participaram da cerimônia oficial de instalação do Núcleo Integrado de Operações (Niop), que já está funcionando nas instalações do 5º Batalhão da PM. O evento também teve a presença do prefeito do município, Paulo Titan. Policiais militares e bombeiros atuam de forma integrada no Niop, que já conta com dez câmeras de monitoramento distribuídas em Castanhal e pode ser acionado por meio dos números 190 (emergências) e 193 (Corpo de Bombeiros). A fim de melhorar a qualidade do atendimento e garantir uma cobertura maior na cidade com as ações de vídeo-monitoramento, foi firmada uma parceria com a Prefeitura de Castanhal, que deverá instalar, nas próximas semanas, mais dez câmeras na cidade. 

Os locais onde os equipamentos são fixados são escolhidos pelas polícias Civil e Militar, Guarda Municipal, associação comercial e prefeitura. O gerente do núcleo é o major PM Rosilan Oliveira. “O governo tem feito inúmeros investimentos em favor da segurança de Castanhal. Temos 82 alunos do curso de formação de soldados no polo regional de ensino da Polícia Militar. Uma tropa que vai, brevemente, intensificar o policiamento na região. Além disso, estamos construindo diversas Unidades Integradas Pro Paz (UIPPs) nesta região do Estado, como as unidades de Marudá, Igarapé-Açu, Colares, Quatro Bocas, Concórdia do Pará, Maracanã, Santa Maria do Pará e Tomé-Açu. Temos, ainda, a construção de mais de 20 quartéis da PM e reformas de delegacias, e isso reflete, diretamente, na segurança do município. Estamos avançando e vamos melhorar ainda mais”, finalizou Luiz Fernandes Rocha.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8 DE MARÇO: O DIA EM QUE A EURODANCE PERDEU UM DE SEUS GRANDES ARTISTAS

PROCURADO POR USO DE NOTAS FALSAS

HISTÓRIA MUSICAL - 3 DE FEVEREIRO E "O DIA EM QUE A MÚSICA MORREU"