POLÍCIA CIVIL PROMOVE AULA PRÁTICA SOBRE PERÍCIA ICONOGRÁFICA A ALUNOS DA ACADEMIA DE POLÍCIA
A Polícia Civil do Pará, por meio da Academia de Polícia (Acadepol), encerrou, nesta quinta-feira, 20, as aulas práticas da disciplina Iconografia e Perícias Iconográficas para 19 alunos da turma de papiloscopistas policiais no Curso de Formação Técnico-Profissional de Policiais Civis. As aulas foram realizadas no sala do Telecentro, localizado na Delegacia-Geral, em Belém. O Curso corresponde à segunda etapa do concurso público para cargos de policiais civis. As aulas foram ministradas pelo papiloscopista e professor da Acadepol, José Silveira.
Adicionar legenda |
A Iconografia é a ciência que trata da chamada representação facial humana, mais conhecida popularmente como retrato-falado. O professor explica que a disciplina, iniciada na semana passada, conta com aulas teóricas e práticas. Na parte prática, os alunos aprendem a importância das imagens de criminosos em local de crime, como prova técnica para elaboração do laudo iconográfico e prosopográfico, muito utilizado hoje em dia pelas Polícias Civis do Distrito Federal e do Pará, pioneiras em laudos iconográficos no Brasil.
Ainda, segundo ele, a Academia da Polícia Civil do Pará é a primeira do país a implantar a disciplina Iconografia e Perícias Iconográficas no currículo do Curso de Formação Técnico-Profissional das categorias de policiais civis. A disciplina foi implantada no Pará em 2003. A disciplina contempla uma das atribuições do profissional da área de Papiloscopia, conforme previsto no artigo 41, da Lei Orgânica da Polícia Civil do Pará, que é a de proceder a perícias iconográficas e retrato-falado, com elaboração do laudo técnico.
Comentários