DELEGADAS DA POLÍCIA CIVIL E AUTORIDADES JUDICIÁRIAS, OFICIAIS, PARLAMENTARES ENTRE OS HOMENAGEADOS PELA PM DO PARÁ
As delegadas Christiane Ferreira, delegada-geral adjunta, e Nilma Lima, corregedora-geral da Polícia Civil, foram agraciadas, na noite desta sexta-feira, 25, com a Medalha do Mérito Tiradentes, maior condecoração da Polícia Militar do Estado do Pará. O evento presidido pelo governador do Pará, Simão Jatene foi realizado no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém. A comenda marca o Dia de Tiradentes, o alferes Joaquim José da Silva Xavier, herói da Inconfidência Mineira e patrono das Polícias Civil e Militar do Brasil. Ao todo, mais de 900 personalidades foram agraciadas com condecorações. Ainda, no evento, foi anunciado o maior número de promoções já concedido na história da corporação, mais de 850, e ainda foram divulgados novos benefícios para a corporação, como a promoção de cursos de qualificação e o pagamento aos policiais militares do retroativo do interstício (intervalo de no mínimo 11 horas de descanso entre os turnos de trabalho).
DELEGADA CHRISTIANE FERREIRA, RILMAR FIRMINO E NILMA LIMA NO EVENTO |
Além do governador, comandante supremo da Polícia Militar, participaram da solenidade o vice-governador, Helenilson Pontes; o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Luiz Fernandes Rocha; oficiais das Forças Armadas; autoridades policiais civis e militares; parlamentares e magistrados. O delegado-geral da Polícia Civil, Rilmar Firmino, esteve presente na solenidade. Para o comandante-geral da PM, coronel Daniel Mendes, o evento entrou para a história da corporação, pois garantiu 869 promoções, o maior número já registrado pela PM do Pará. Deste total, 11 subiram ao posto de coronel, 210 a oficiais e 648 foram promovidos de cabo para subtenente.
SIMÃO JATENE PARABENIZA CHRISTIANE FERREIRA |
Outros 949 integrantes do quadro de policiais militares, entre oficiais e praças, foram condecorados com medalhas em reconhecimento aos bons serviços prestados ao Estado, durante 10 anos (390 servidores), 20 anos (541) e 30 anos dedicados à corporação (18 servidores).
Daniel Mendes disse ainda que “essas condecorações vêm reconhecer a todas as pessoas cujo pensamento é semelhante ao de Tiradentes, e que contribuem para a atividade da polícia ostensiva, responsável pela PM. Além de tudo, é um incentivo a essas pessoas que são determinadas e abnegadas nesse País. Essa medalha é isso. Ela reconhece essas pessoas que têm esse espírito de sacrifício”.
Além das promoções, um decreto do governador Simão Jatene, publicado no dia 17 de abril deste mês, homenageou 141 personalidades, entre autoridades civis e militares, com a Medalha do Mérito Tiradentes, em reconhecimento aos que contribuem com a corporação e com os demais órgãos do Sistema de Segurança Pública do Pará, por meio de ações planejadas e integradas de prevenção e combate à criminalidade. Para o secretário Luiz Fernandes Rocha, “é importante agradecer pelo trabalho que esses profissionais realizam todos os dias em defesa da sociedade. A PM, assim como a Polícia Civil, está 24 horas à disposição do cidadão, e no momento da maior necessidade, é capaz de sacrificar a própria vida para que a segurança das pessoas seja garantida”.
SOLENIDADE |
PRINCÍPIOS Em seu pronunciamento, Simão Jatene destacou a importância de festejar a memória de Tiradentes. “Aprendi muito jovem que quem não tem história, não tem memória, não tem futuro. Festejar Tiradentes é, sem dúvida alguma, uma demonstração clara, não apenas de festejar um homem, mas, sobretudo, festejar princípios”, ressaltou. “A escolha do serviço público, mais do que uma escolha profissional, é uma escolha de vida. O próprio nome já diz: servir ao público. Escolhemos servir ao público e a sociedade nos escolheu para servi-la, e isso lhes dá a condição de defender esta sociedade, e talvez esta seja a maior honra que alguém pode ter.
Em breve, esta instituição estará completando dois séculos, e é por isto que várias vezes tive oportunidade de dizer da minha honra e orgulho de ser comandante em chefe da PM do Pará”, frisou o governador.
Simão Jatene reiterou compromissos assumidos pelo Governo do Pará com os policiais militares, e anunciou a promoção de cursos, para que cabos e sargentos possam se qualificar e progredir na função. “Por termos aprovado recentemente uma lei de organização na corporação, um desejo e um fantástico avanço, tivemos a oportunidade de promover mais de 865 policiais militares. Também digo que o retroativo do interstício será, sim, pago a todos os senhores, pois entendo que compromissos precisam ser honrados. Além disto, em breve estaremos abrindo 850 vagas em cursos de cabos e sargentos, para que nenhum soldado entre e saia da PM na condição de soldado, desde que queira”, concluiu o governador.
Comentários