OPERAÇÃO "MINERVA" PRENDE TRÊS FORAGIDOS DE JUSTIÇA NO BAIRRO DA CREMAÇÃO
O Sistema de Segurança Pública prosseguiu, nesta sexta-feira, 25, à Operação “Minerva”, nos bairros da Cremação, Jurunas e Batista Campos, em Belém. Durante a manhã, três foragidos de Justiça foram capturados, durante cumprimento de mandados de prisão preventiva. Uma das prisões foi resultado de denúncia anônima enviada ao Disque-Denúncia na Cremação. O trabalho resultou ainda em mais de 5 mil “mídias piratas” apreendidas e nas retenções de diversos veículos com irregularidades. A operação foi deslanchada nesta quinta nos bairros localizados nas regiões das 3ª e 4ª Áreas Integradas de Segurança Pública, em Belém. Participam da ação agentes do Estado e da Prefeitura de Belém.
FORAGIDOS SÃO PRESOS |
Os cumprimentos dos mandados de prisão foram efetuados pela equipe da Seccional Urbana da Cremação, sob comando do delegado Aldo Botelho, diretor da unidade policial. Um dos três foragidos foi localizado graças a uma denúncia sobre um ponto de tráfico de drogas, na rua São Miguel, na Cremação.
O delegado conta que os policiais foram até o endereço para apurar a denúncia e ali encontraram Wladimir de Souza Negrão, 39 anos, que estava sozinho em um quarto, de onde exalava forte odor de drogas. Wladimir foi conduzido para a Seccional para averiguação e procedimento por consumo de drogas.
FISCALIZAÇÃO NO TRÂNSITO |
Na Seccional, ao fazer a pesquisa no sistema do Tribunal de Justiça, foi encontrado um mandado de prisão decretado pela Justiça contra Wladimir em decorrência de sentença condenatória a 8 anos e seis meses de reclusão, por roubo qualificado, em dezembro de 2009. A ordem de prisão foi expedida pelo juiz Flavio Sanches, da 4º Vara Penal da Capital. O preso admitiu ter participado do assalto a uma residência, no bairro de Canudos, em Belém, naquele ano.
ABORDAGEM POLICIAL |
MAIS DOIS Durante a operação, mais dois foragidos foram presos. Um deles é Lhotas Matheus de Freitas, 19 anos, que foi localizado, em uma quitinete, na passagem Doutor Veiga, no Jurunas. Ele é acusado de envolvimento em assalto a residência no bairro. A ordem de prisão foi expedida no último dia 14. Durante o cumprimento do mandado de prisão, a tia do preso, Marcicleia Campos de Souza, foi detida pelos policiais civis, ao gritar para outros moradores no local que os policiais estariam roubando objetos na casa do sobrinho e que, por isso, “seriam os piores bandidos que existem”. Ela foi autuada por desacato e injúria. Ainda, pela manhã, foi preso Elias dos Santos Morais, 32 anos, na travessa Bom Jardim, no Jurunas, devido à sentença condenatória de 7 anos e seis meses de reclusão, por crime de roubo. Só em dois dias de operação "Minerva", sete foragidos de Justiça foram capturados durante a operação.
MÍDIAS PIRATAS APREENDIDAS |
BARREIRAS Diversos veículos foram abordados durante a fiscalização de trânsito. Alguns deles, com documentação em situação irregular, foram retidos. A barreira de fiscalização foi montada na Travessa São Miguel com Nove de Janeiro, na Cremação. A ação contou com agentes da Guarda Municipal, por meio da Rondac (Ronda da Cidade), da PM e do Detran. A Operação “Minerva” percorreu feiras e mercados da área. Por meio de profissionais da Secretaria Municipal de Economia (Secon), com oito agentes; Guarda Municipal de Belém; policiais civis da Divisão de Investigações e Operações Especiais (DIOE) e Polícia Militar. Foram fechadas duas barracas irregulares e feita a apreensão de suportes de madeira para acondicionamento de mídias e cerca de 5 mil “mídias piratas”. Os produtos apreendidos estão recolhidos no depósito na SECON. A operação prossegue durante a tarde e à noite, quando será realizada a operação “Hypnos”.
CIDADANIA A operação também conta com ações de cidadania realizadas na Escola Camilo Salgado, no Jurunas. No local, foram realizadas, ontem e nesta sexta-feira, emissões de carteiras de identidade, de carteiras profissionais, atendimentos médicos e de Enfermagem, verificação de pressão arterial, teste de glicemia e encaminhamentos para médicos especialistas da Rede Municipal de Atenção Básica à Saúde. Também foram fornecidos cortes de cabelo, atendimento odontológico e oftalmológico, orientações sobre nutrição e saúde bucal e distribuição de medicamentos. A ação também leva lazer e entretenimento aos moradores, com o apoio das bandas de música da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros e atividades lúdicas, recreativas e esportivas da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e Fundação Curro Velho.
Comentários