POLICIAIS DO PARÁ PARTICIPAM DE CURSO DE UNIDADES ESPECIALIZADAS DE FRONTEIRA EM SANTARÉM
A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) está promovendo o curso de Unidades Especializadas de Fronteira – Nível Multiplicador, que prossegue até o dia 6 de junho, nas dependências da Universidade Estadual do Pará (Uepa), localizada na avenida Barão do Rio Branco, em Santarém.
O curso teve início no último dia 19, sob a coordenação do tenente coronel PM Anderson Mardock, oficial da Polícia Militar do Pará. A formação, realizada por meio do Programa Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (Enafron), é promovida pelo Ministério da Justiça, em conjunto com a Senasp.
A 5ª edição do curso visa capacitar os profissionais de segurança pública para a função de multiplicadores das doutrinas e técnicas utilizadas em áreas de fronteira, fortalecendo a prevenção, o controle e a repressão dos crimes praticados na fronteira brasileira, a fim de reforçar a segurança da população que vive nestas áreas.
O objetivo é qualificar os profissionais que atuam e que pretendem trabalhar nas fronteiras em ações de prevenção e repressão de ilícitos nos estados que fazem fronteiras com países sul-americanos, como o tráfico de drogas e de armas; contrabando, furto e roubo de veículos; evasão de divisas, de recursos naturais e minerais; tráfico de pessoas e de animais silvestres, entre outros.
O curso de Unidades Especializadas de Fronteira promove diversos treinamentos e envolve as seguintes disciplinas: Procedimentos Frente a Ocorrências Fronteiriças, Técnicas de Entrevista, Investigação Criminal, Identificação de Fraudes Veiculares, Técnicas de Imobilização e Condução, Policiamento Embarcado, Gestão da Informação, Metodologia de Ensino, Abordagem e Patrulha Policial, Natação Utilitária, Atendimento Pré-Hospitalar Tático, Georreferenciamento, Direção Policial, Táticas de Confrontos Armados, Sobrevivência e Identificação de Artigos Explosivos.
Participam do curso, policiais de 11 estados (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Roraima, Amazonas, Pará e Amapá), que estão localizados na faixa de fronteira com a Guiana Francesa, Guyana, Suriname, Venezuela, Colômbia, Peru, Uruguai, Paraguai e Bolívia.
No Pará, quatro municípios estão localizados na área de fronteira (Alenquer, Óbidos, Oriximiná e Almeirim) com Guiana Francesa, Guyana e Suriname.
Comentários