POLÍCIA CIVIL PROMOVE FORMATURA DOS NOVOS POLICIAIS CIVIS DO ESTADO DO PARÁ NESTA TERÇA-FEIRA
Acontece nesta terça-feira, 24, a partir de 10 horas da manhã, a solenidade de formatura dos novos policiais civis do Pará, que concluíram o Curso de Formação Técnico-Profissional realizado pela Academia de Polícia (Acadepol). São, ao todo, 388 novos policiais civis - 147 delegados; 90 escrivães; 132 investigadores e 19 papiloscopistas, que estão aptos a atuar nas ações de combate ao crime em todo Estado do Pará. O evento será realizado no Hangar-Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, no bairro do Marco, em Belém. O secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Luiz Fernandes Rocha, e o delegado-geral, Rilmar Firmino, presidem o evento.
A formatura veio depois de mais de quatro meses de aulas práticas e teóricas, na Academia de Polícia Civil, que corresponde à segunda etapa dos concursos públicos C-169, para o cargo de delegado, e C-170, para investigador, escrivão
e papiloscopista da Polícia Civil do Pará. O concurso foi anunciado, pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Administração (SEAD), em 25 de janeiro de 2013, quando foi publicado, no Diário Oficial, o edital para os concursos.
As inscrições começaram em 6 de fevereiro de 2013, no site da Universidade
do Estado do Pará (UEPA).
Mais de 22 mil foram inscritos.
No dia 5 de maio de 2013, foram aplicadas as provas para os cargos de carreira
policial.
Em fevereiro de 2014, foi publicado o resultado final da primeira etapa do
concurso e convocação para o Curso de Policiais Civis.
A aula inaugural do Curso de Formação foi presidida pelo governador do
Pará, Simão Jatene, em 24 de fevereiro de 2014.
Em maio deste ano, tiveram início os estágios supervisionados dos acadêmicos. Durante o curso de formação, os alunos tiveram aulas sobre assuntos diversos, como Ética e Cidadania, Direitos Humanos, Prevenção, Mediação e Resolução de Conflitos, relações interpessoais, Atendimento aos Grupos em situação de vulnerabilidade, entre outros temas, além de palestras e aulas práticas, sobre defesa pessoal, operações policiais e armamento, munição e tiro. Com os novos policiais, detalha o delegado-geral, todos os municípios do Pará terão a presença da Polícia Civil.
Comentários