POLÍCIA CIVIL SEDIA REUNIÃO DO COMITÊ ESTADUAL DE ENFRENTAMENTO AO TRÁFICO DE PESSOAS
A Polícia Civil sediou encontro do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas com representantes dos órgãos que integram o chamado eixo de responsabilização - Justiça Federal, Tribunal de Justiça do Pará, Tribunal Regional do Trabalho, Ministério Público do Trabalho, Ministério Público Federal, Polícia Rodoviária Federal, Defensoria Pública da União e Defensoria Pública do Estado do Pará. A reunião foi presidida pela corporação policial por meio da Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAV). O objetivo foi a criação de um grupo para fortalecimento das informações para trabalho visando a prevenção ao enfrentamento do tráfico de pessoas e trabalho escravo.
REUNIÃO DO COMITÊ |
Também fazem parte do Comitê a SEJUDH (Secretaria de Justiça e Direitos Humanos), SEAS (Secretaria de Estado de Assistência Social), SESPA (Secretaria de Estado de Saúde Pública), CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e Programa Pro Paz.
Durante o encontro, foi discutido o papel de cada instituição dentro da temática. No decorrer da reunião, os órgãos traçaram planos visando o cruzamento de informações para mapear os municípios ou pontos críticos para que seja trabalhada a prevenção dos crimes por meio do fortalecimento da rede e esclarecimento da população.
Segundo a delegada Simone Edoron, titular da Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis da Polícia Civil, o Comitê Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas foi instituído no dia 6 de junho do ano passado, como resultado de demanda do Plano Estadual.
No ano passado, foram realizadas quatro reuniões para o levantamento das instituições que farão parte do Comitê que tem por objetivo articular as estratégias para efetivação do Plano Estadual. “Desta forma, traçamos metas para o ano de 2014 entre as quais a principal é a revisão do Plano Estadual e estamos na discussão com grandes avanços, principalmente, no âmbito orçamentário”, destaca a delegada.
Comentários