REGIÃO DO BAIXO AMAZONAS GANHA REFORÇO DE MAIS 47 NOVOS POLICIAIS CIVIS
A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) apresentou na manhã desta terça-feira (22), em Santarém, os 47 novos servidores da Polícia Civil que vão atuar em 13 cidades da região do Baixo Amazonas. A cerimônia de apresentação ocorreu no auditório da Estação Cidadania e teve a presença do secretário adjunto da Segup, Cláudio Jorge da Costa Lima, do delegado-geral da Polícia Civil, Rimar Firmino, do delegado superintendente do Baixo Amazonas, Gilberto Aguiar, e do comandante do Comando de Policiamento Regional 1 (CPR1), coronel Monteiro Junior, entre outras autoridades.
![]() |
NOVOS POLICIAIS CIVIS |
![]() |
DELEGADO-GERAL RILMAR FIRMINO |
Foram apresentados 47 novos servidores públicos, sendo dez delegados, 14 escrivães, 20 investigadores e três papiloscopistas. Eles vão atuar em 13 municípios da jurisdição da Superintendência de Polícia Civil do Baixo Amazonas. Os novos policiais foram aprovados nos últimos concursos públicos C-169, para delegado, e C-170, para cargos de escrivão, investigador e papiloscopista, feitos pelo governo do Estado em 2013. Antes de assumirem, todos passaram por formação na Academia de Polícia Civil (Acadepol).
Cláudio Jorge da Costa Lima disse que a chegada de novos servidores representa um reforço à segurança pública. Ele anunciou ainda um novo concurso público para a Polícia Civil. "É o reforço na área de segurança pública. Estamos colhendo o que plantamos desde 2011, juntamente com as obras, viaturas, estruturação do sistema e armamento, e agora, com achegada do material humano, o trabalho se fecha. Já iniciamos o processo para um novo concurso público, que já foi autorizado. Nesse último certame, não foram contempladas todas as vagas. Será mais um novo reforço", argumentou.
O delegado-geral disse que o governo resgata um compromisso ao empossar os novos servidores e que a segurança pública tem recebido olhar especial. "Não temos problemas de abastecimento de combustível, recebemos novas viaturas, lanchas e equipamentos. Criamos o Grupamento Fluvial para usar as lanchas e combater crimes na região de rios. Temos carros traçados que atendem a realidade da nossa região. Faltavam os recursos humanos, que chegam após um ano e seis meses do concurso. É a concretização de um compromisso do governo. Hoje, todos os municípios do Pará têm a presença da Polícia Civil", pontuou Rilmar Firmino.
NOVA UIPP O delegado lembrou ainda que Santarém vai receber uma nova Unidade Integrada Pro Paz (UIPP), que está sendo construída no bairro Santarenzinho. "Já está em obras e em breve será inaugurada. Será mais um reforço desse modelo que está dando certo no combate à violência", finalizou. O superintendente Gilberto Aguiar deu instruções aos novos servidores e ressaltou a necessidade de conhecerem a realidade dos municípios onde vão atuar. Ele disse que será sanada uma grande carência que existia na região.
"Com a chegada de novos policias, vamos deslocá-los para alguns municípios, e os antigos servidores redistribuídos irão para as cidades que estão com mais necessidade. A segurança pública precisava, e o governo se esforçou em fazer o concurso para dar uma resposta ao anseio da população", disse o superintendente da Polícia Civil no Baixo Amazonas.
O coronel Monteiro Júnior disse que existe uma parceria entre as policiais Civil e Militar e que todos os delegados irão manter contato com as guarnições e batalhões das cidades onde vão atuar. "Vocês podem procurar nossas guarnições e batalhões para dialogarem", ressaltou o comandante.
José Cleidson, 29 anos, diz estar realizando um sonho. Ele é o mais novo delegado que irá compor a equipe que atua em Santarém. Apesar de jovem, Cleidson já tem experiência na segurança pública. Foi policial militar e bombeiro. "É a realização de um sonho. Estudei muito para estar aqui, e será uma honra servir à segurança do meu Estado. Já tenho experiência no serviço militar", concluiu.
Comentários